Vasco faz campanha melhor do que em ano que se classificou para Libertadores
Mais de 45 mil ingressos já foram vendidos para Vasco e Palmeiras, que acontece neste domingo (22) no Mané Garrincha.
Com o empate com o Flamengo no último domingo (15) por 1 a 1 pela 26ª rodada do Brasileirão, no Maracanã, o Vasco levou um ponto para casa e reassumiu a oitava posição na tabela. Com 35 pontos, o Cruz-Maltino garantiu sua melhor campanha em sete anos.
Nesse mesmo período em 2017, último ano em que conseguiu a vaga para a Libertadores, o time comandado por Zé Ricardo chegava aos 33 pontos na 10ª posição. Na 26ª rodada, o Vasco empatou com a Chapecoense por 1 a 1. Andrés Rios fez o gol vascaíno e Reinaldo deixou tudo igual para a Chape.
Naquele ano, o Cruz-Maltino terminou em 7º lugar, com 56 pontos, e garantiu a vaga depois de vencer a Ponte Preta, em São Januário, por 2 a 1, na última rodada. Os gols foram marcados pelos crias Paulinho e Matheus Vital. Os paulistas descontaram com Lucca, de pênalti.
Na classificação final, o Flamengo ficou com a sexta posição - última vaga que garante vaga na fase de grupos, e, na teoria, teria "roubado" a vaga do Vasco. Porém, o Cruzeiro (que terminou na quinta colocação) conquistou a Copa do Brasil em cima do Rubro-Negro e "devolveu" a classificação para o Cruz-Maltino.
Em 2024, o Vasco faz uma campanha de recuperação depois da luta contra o rebaixamento na última temporada. Ao empatar com o rival, o Gigante da Colina soma seis jogos sem perder e é o clube com maior sequência invicta da atual edição do Brasileirão.
Para o técnico Rafael Paiva, o time tem condições de disputar contra qualquer equipe e mira alto no campeonato para brigar pelas primeiras posições. Desde que o treinador assumiu, são 17 jogos: nove vitórias, quatro empates e quatro derrotas.
– A gente está conseguindo dar boas respostas. Antes da derrota para o Athletico-PR, apesar da classificação, a gente vinha de oito jogos sem perder. Acho que no Brasileiro, se eu não me engano, é o sexto jogo consecutivo que a gente não perde. Então a gente tem construído coisas boas, e a resposta tem que ser essa, tem que ser dentro de campo, não por conta de um adversário, mas por conta do contexto de toda a competição, a gente quer coisas maiores no Brasileirão, a gente precisa provar dentro de campo.
O Vasco só volta a entrar em campo no final de semana, quando enfrenta o Palmeiras, na 27ª rodada do Brasileirão. A bola rola às 16h de domingo (22), no Mané Garrincha, em Brasília.