Luta contra o rebaixamento abre novo capítulo na rivalidade entre Corinthians e Internacional
Equipes se enfrentam neste sábado (05), em jogo válido pela 29ª rodada do Brasileirão

Corinthians e Internacional podem escrever neste sábado (05), às 19h (horário de Brasília) na Neo Química Arena, mais um capítulo de uma das maiores rivalidades interestaduais do país. Isso porque, caso o Colorado vença o duelo, o Timão deve se complicar na luta contra o rebaixamento no Brasileirão.
A tensão entre as equipes vem de longe, mais especificamente da decisão do Campeonato Brasileiro de 1976, conquistada pelo clube gaúcho. A disputa entre Corinthians e Internacional, no entanto, se intensificou a partir de 2005, quando as duas equipes disputaram o título nacional daquele ano.
Já em formato de pontos corridos, a competição ficou marcada pelo escândalo da máfia do apito, que resultou na remarcação e uma série de jogos. Até este momento, o Colorado liderava a classificação, mas com o retorno das partidas apitadas por Edilson Pereira de Carvalho, o Timão assumiu a ponta da tabela.
Na antepenúltima rodada, as equipes se enfrentaram e uma vitória do clube gaúcho o recolocaria na dianteira do campeonato. O empate por 1 a 1, no entanto, manteve o Alvinegro na primeira colocação e encaminhou a conquista nacional, em jogo que ficou marcado pela expulsão do volante Tinga, do Internacional, por simulação, após sofrer pênalti em choque com o goleiro Fábio Costa. O lance não foi marcado pelo então árbitro do jogo, Márcio Rezende de Freitas.
Dois anos depois, veio o "troco" do Colorado: Corinthians e Goiás disputavam a permanência na Série A do Brasileirão, e o Esmeraldino enfrentava justamente o Internacional na última rodada. Apesar de sair na frente, o clube gaúcho acabou sofrendo a virada e deu uma "ajudinha" para o clube do Centro-Oeste luta contra o rebaixamento.
Fora de campo, as equipes também protagonizaram embates marcantes. Antes da final da Copa do Brasil de 2009, por exemplo, a direção do Internacional preparou um DVD "dossiê" com erros de arbitragem supostamente favoráveis ao Corinthians ao longo da competição. O temor da direção era de que o clube gaúcho também fosse vítima de erros na decisão.
Em campo, o Alvinegro levou a taça e o caso virou piada para os corintianos. Prova disso é que, após mais um duelo quente entre as equipes, pelo Brasileirão de 2015, os telões externos da Neo Química Arena exibiram a mensagem "Põe no DVD", em alusão ao dossiê feito pela direção do Colorado.
O último capítulo da rivalidade foi escrito em 2021, na última rodada do Brasileirão de 2020 - estendido em alguns meses por conta da pandemia de COVID-19. À época, Internacional e Flamengo disputavam ponto a ponto o título do Brasileirão. Na última partida, o Rubro-Negro visitava o São Paulo; o Colorado, por sua vez, recebia o Corinthians.
Mesmo sem objetivo na competição, o Timão fez questão de dificultar a vida do adversário e organizou uma defesa sólida o suficiente para evitar arrastar um 0 a 0 com os gaúchos. Na outra partida, o Flamengo até tinha perdido para o São Paulo, mas acabou se sagrando campeão brasileiro, já que apenas a vitória garantia a taça para o Colorado.
A depender deste histórico, o próximo duelo entre Corinthians e Internacional, válido pela 29ª rodada do Brasileirão, tem tudo para entrar na história como mais um capítulo da disputa entre os clubes.
Últimas notícias

Secretaria de Saúde de Penedo promove vacinação contra a gripe no próximo sábado, 26

Acidente gravíssimo deixa dois mortos na BR-316, em Pindoba

Prefeitura de Arapiraca realiza doação de mais de 1 mil leites arrecadados durante Bloco Tô Seguro

1ª Conferência Municipal da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora acontece nesta quinta (24) em Palmeira

Atriz de Ó Paí Ó realiza curso de atuação gratuito em Arapiraca nesta segunda (28)

Micro-ônibus perde freios e atinge poste e veículos na Ladeira dos Martírios, Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
