FIA anuncia mudança na pontuação para a F1 2025
ambém serão promovidas alterações no regulamento técnico de 2026
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou nesta quinta-feira (17), mais algumas alterações no regulamento técnico de 2026, além de ajustes no regulamento esportivo válidos já para a F1 2025, e a principal mudança diz respeito à pontuação. Após reunião do Conselho Mundial de Automobilismo, a entidade decidiu remover o ponto extra concedido ao piloto dono da volta mais rápida em cada corrida.
O tento extra foi introduzido na categoria em 2019 como mais uma das inúmeras tentativas de melhorar a disputa. O atual regulamento premia o dono do melhor giro da corrida, desde que ele termine entre os dez primeiros colocados.
De fato, a novidade trouxe para os boxes algumas jogadas estratégicas envolvendo a pontuação bônus, sendo a mais comum a realização de um pit-stop tardio para ‘roubar’ o tento do adversário — isso, aliás, foi motivo de muita discussão em Singapura, já que a RB, equipe B da Red Bull, executou o movimento com Daniel Ricciardo, impedindo Lando Norris, principal rival de Max Verstappen, de somar o ponto que precisava para continuar dependendo apenas de si no campeonato.
Outra modificação importante é quanto à participação de jovens pilotos nos treinos livres. Agora, cada equipe terá de ceder espaço para um novato em dois fins de semana por carro, e não somente um, como acontece. Isso significa que a F1 terá estreantes em quatro oportunidades por equipe nas primeiras sessões de 2025.
O conselho também concordou com uma série de melhorias nas regras da temporada 2026, que contará com uma importante mudança nas unidades de potência. A entidade afirmou que o regulamento esportivo “passou por uma atualização significativa para simplificar e modernizar sua estrutura”, com a introdução de medidas “para regular o gerenciamento de energia das unidades de potência, bem como da aerodinâmica móvel”.
Além disso, haverá três testes de pré-temporada com três dias cada. O regulamento financeiro também passou pelo mesmo processo de simplificação, segundo a entidade, porém outros ajustes serão feitos nos próximos meses.
Últimas notícias
Condenado na trama golpista, Bolsonaro tem até domingo para apresentar novo recurso
Preso pela PF, dono do Master levava vida de luxo; festa multimilionária com Alok, viagens e coleção de aviões
Aneel mantém bandeira vermelha 1 na conta de luz em novembro
Câmara dos Deputados aprova Projeto de Lei Antifacção; texto segue para o Senado
Prefeitura de Arapiraca decreta ponto facultativo na próxima sexta-feira (21)
Caio Bebeto parabeniza Prefeitura por ações rápidas em demandas da Levada e do Mercado da Produção
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
