FIA anuncia mudança na pontuação para a F1 2025
ambém serão promovidas alterações no regulamento técnico de 2026
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou nesta quinta-feira (17), mais algumas alterações no regulamento técnico de 2026, além de ajustes no regulamento esportivo válidos já para a F1 2025, e a principal mudança diz respeito à pontuação. Após reunião do Conselho Mundial de Automobilismo, a entidade decidiu remover o ponto extra concedido ao piloto dono da volta mais rápida em cada corrida.
O tento extra foi introduzido na categoria em 2019 como mais uma das inúmeras tentativas de melhorar a disputa. O atual regulamento premia o dono do melhor giro da corrida, desde que ele termine entre os dez primeiros colocados.
De fato, a novidade trouxe para os boxes algumas jogadas estratégicas envolvendo a pontuação bônus, sendo a mais comum a realização de um pit-stop tardio para ‘roubar’ o tento do adversário — isso, aliás, foi motivo de muita discussão em Singapura, já que a RB, equipe B da Red Bull, executou o movimento com Daniel Ricciardo, impedindo Lando Norris, principal rival de Max Verstappen, de somar o ponto que precisava para continuar dependendo apenas de si no campeonato.
Outra modificação importante é quanto à participação de jovens pilotos nos treinos livres. Agora, cada equipe terá de ceder espaço para um novato em dois fins de semana por carro, e não somente um, como acontece. Isso significa que a F1 terá estreantes em quatro oportunidades por equipe nas primeiras sessões de 2025.
O conselho também concordou com uma série de melhorias nas regras da temporada 2026, que contará com uma importante mudança nas unidades de potência. A entidade afirmou que o regulamento esportivo “passou por uma atualização significativa para simplificar e modernizar sua estrutura”, com a introdução de medidas “para regular o gerenciamento de energia das unidades de potência, bem como da aerodinâmica móvel”.
Além disso, haverá três testes de pré-temporada com três dias cada. O regulamento financeiro também passou pelo mesmo processo de simplificação, segundo a entidade, porém outros ajustes serão feitos nos próximos meses.
Últimas notícias
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Lula sanciona diretrizes do Orçamento com veto sobre Fundo Partidário
Franco da Rocha, Ponta Porã e João Pessoa têm ganhadores da Mega da Virada
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
