Futebol

Luiz Henrique é eleito 'Rei da América'; Botafogo domina seleção

Jogadores foram os mais votados em eleição com 244 jornalistas do continente

Por Lance! 31/12/2024 11h11 - Atualizado em 31/12/2024 11h11
Luiz Henrique é eleito 'Rei da América'; Botafogo domina seleção
Botafogo dominou 'Seleção da América' de 2024 - Foto: Vitor Silva / Botafogo

Nesta terça-feira (31), o jornal uruguaio "El País" anunciou os vencedores do prêmio "Rei da América", melhor treinador e uma seleção com os melhores jogadores do continente. Em uma eleição com 244 jornalistas, o '11 ideal' da América conta com atletas de cinco nacionalidades e sete jogadores do Botafogo.

O atual campeão da Libertadores levou a ampla maioria dos votos para o seu elenco estrelado para o time ideal: o goleiro John Víctor , os zagueiros Alexander Barboza e Alex Telles , o meio-campista Marlon Freitas e os atacantes Jefferson Savarino , Thiago Almada e Luiz Henrique.

Ao mesmo tempo, a seleção conta também com Rodrigo Battaglia, do Atlético-MG e Juan Fernando Quintero, do Racing, e é representado por cinco países do continente sul-americano com jogadores do Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia e Venezuela.

Time ideal

John (Botafogo), Gastón Martirena (Racing), Rodrigo Battaglia (Atlético-MG), Alexander Barboza (Botafogo) e Alex Telles (Botafogo); Marlon Freitas (Botafogo), Leo Fernández e Juan Quintero (Racing); Savarino (Botafogo), Thiago Almada (Botafogo) e Luiz Henrique (Botafogo).

Além da seleção ideal do continente, Luiz Henrique foi eleito o Rei da América 2024, com128 votos (52%), em eleição que contou com a participação de 244 jornalistas esportivos. Savarino ficou em segundo lugar com 10% dos pontos. O atacante concorria à premiação junto com mais dois jogadores alvinegros: Thiago Almada e Igor Jesus. Além de Lionel Messi e Léo Hernández, do Peñarol. É a primeira vez que um atleta do Glorioso vence a categoria. Artur Jorge foi eleito o melhor treinador.