Abel faz plano para Copa de Clubes, e renovação ganha força no Palmeiras
Técnico monta estratégia para enfrentar o Porto, e pessoas próximas o veem empolgado às vésperas de estreia e em meio a negociações para permanecer no clube
Os treinos do Palmeiras em Greensboro, nos Estados Unidos, tiveram uma rotina assim que Abel Ferreira entrava no campo da Universidade da Carolina do Norte. Após um rápido papo com seus auxiliares, seguia em direção aos jornalistas dizendo com um pequeno caderno na mão:
"– Bom dia! O menu de hoje é..."
A frase precedia uma explicação de qual era a ideia do treino no dia. Posse de bola, jogo competitivo em espaço reduzido, organização defensiva, bolas paradas... depois da explicação, ele voltava ao campo para comandar a atividade com a colaboração de seus auxiliares – especialmente João Martins.
Abel tem se mostrado à vontade na primeira semana nos Estados Unidos e aproveitou todo o tempo possível para preparar a estreia na Copa do Mundo de Clubes, domingo, contra o Porto.
Em cada dia de atividade no campo, um conceito de jogo diferente. Na movimentação aberta por mais tempo, quinta, o que se viu foi uma cobrança de intensidade tanto na movimentação rápida com a bola quanto ao se defender. Como é seu costume, Abel falou menos nos treinos. João era quem mais gritava passando ordens, com atuações pontuais do treinador, sempre atento ao trabalho.
O Palmeiras treinou em dois períodos, fez atividades no hotel, analisou vídeos antes da partida. O "plano" de Abel, como a torcida costuma brincar em momentos importantes, já está em curso para a principal competição em seus quase cinco anos de clube.
– Desde que minha comissão técnica chegou ao clube, nós falamos muito em plano. As temporadas são ganhas quando tu planificas e começas a construir o plantel. Quando tens contigo aqueles jogadores que tu acreditas que podem te ajudar a estar mais próximo de competir e ganhar – explicou Abel, em entrevista à Fifa.
Pessoas que convivem com o treinador citam a empolgação com que ele tem tratado a Copa do Mundo de Clubes. A classificação veio a partir da conquista da Conmebol Libertadores de 2021, e a preparação do primeiro semestre foi pensada para o elenco chegar em seu melhor momento nos Estados Unidos.
A preocupação com o torneio era tanta, que ele não quis avançar nas tratativas para renovar contrato antes dele.
A sensação no Palmeiras, contudo, é de que cresceu a possibilidade de prolongar o vínculo que hoje se encerra em dezembro.
Em janeiro, o técnico chegou a dar uma entrevista em que este era seu último ano no Brasil. Mais recentemente, porém, o Palmeiras e o estafe de Abel passaram a tratar da possibilidade de um novo contrato, até o fim de 2027.
A presidente Leila Pereira espera sacramentar o acerto quando voltar ao Brasil, e assim manter a comissão técnica com mais títulos na história do Palmeiras: 10, empatada com a de Oswaldo Brandão.
– O meu interesse é que o Abel fique no Palmeiras até o último dia do meu mandato, em dezembro de 2027. Claro, se ele quiser ficar mais (risos)... Seria um fato histórico, não lembro de um treinador que ficou nos dois mandatos. Vou trabalhar por isso – relatou Leila, nesta sexta.
Neste sábado, Abel Ferreira comanda o último treino antes da estreia na Copa do Mundo de Clubes. O jogo contra o Porto começa às 19h (de Brasília), no estádio MetLife, em Nova Jersey. A partida será transmitida pela TV Globo e em tempo real pelo ge.
Últimas notícias
Dólar cai para R$ 5,40 com reunião do Copom e mercado externo
Moraes anula decisão da Câmara que manteve mandato de Zambelli
Michelle Bolsonaro se manifesta após decisão de Moraes sobre Zambelli
Operação da Polícia Civil cumpre mandados e prende quatro pessoas em Alagoas
Pão de Açúcar registra 39ºC e entra na lista das cidades mais quentes do Brasil nesta quinta-feira (11)
Melhores sites para rastrear encomendas: como acompanhar seus pacotes com facilidade
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
