Estudante da Uncisal conquista quatro medalhas nas Paralimpíadas Universitárias
Paratleta de 20 anos é discente da turma 2025 de Licenciatura em Educação Física
A estudante do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Maria Júlia Lima, de 20 anos, foi destaque nas Paralimpíadas Universitárias 2025, realizadas no período de 29 de outubro a 1º de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. A paratleta conquistou duas medalhas de ouro e duas de prata, um resultado que reflete sua dedicação, disciplina e paixão pelo esporte.
Competindo pela classe S7 da natação paralímpica, Maria Júlia brilhou nas provas de 100 metros livre, 100 metros peito, 50 metros livre e 100 metros costas.
Com uma trajetória inspiradora, ela iniciou na natação ainda criança, mas foi em 2019 que começou sua jornada como atleta paralímpica. Desde então, vem acumulando conquistas em competições escolares e, agora, celebra seu retorno às competições na categoria universitária. Além das piscinas, Maria Júlia também pratica natação em águas abertas, demonstrando versatilidade e coragem.
Diagnosticada com paralisia cerebral, a atleta desafia diariamente seus próprios limites. Em sua rotina, divide o tempo entre os estudos e os treinos: “De manhã eu estudo, à tarde descanso e, no final da tarde, treino das 17h às 19h”, conta.

Cursando o primeiro ano de Licenciatura em Educação Física, Maria Júlia sonha em inspirar outras pessoas com deficiência a praticarem esportes e acreditarem no próprio potencial. “A natação me ensinou que o corpo pode ter limites, mas a determinação não”, afirma.
O desempenho de Maria Júlia nas Paralimpíadas Universitárias reforça o compromisso da Uncisal com a inclusão, o esporte e a formação de profissionais que unem conhecimento, sensibilidade e superação.
O evento
As Paralimpíadas Universitárias têm por finalidade estimular a participação dos estudantes universitários com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do território nacional, promovendo ampla mobilização em torno do esporte.
Este ano o evento reuniu 260 atletas de 17 estados e do Distrito Federal. As disputas reuniram provas de atletismo, natação e bocha voltadas a atletas que cursam graduação ou pós-graduação. Os competidores garantiram vaga nesta etapa por meio das Seletivas Estaduais.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
