Estudante da Uncisal conquista quatro medalhas nas Paralimpíadas Universitárias
Paratleta de 20 anos é discente da turma 2025 de Licenciatura em Educação Física
A estudante do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Maria Júlia Lima, de 20 anos, foi destaque nas Paralimpíadas Universitárias 2025, realizadas no período de 29 de outubro a 1º de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. A paratleta conquistou duas medalhas de ouro e duas de prata, um resultado que reflete sua dedicação, disciplina e paixão pelo esporte.
Competindo pela classe S7 da natação paralímpica, Maria Júlia brilhou nas provas de 100 metros livre, 100 metros peito, 50 metros livre e 100 metros costas.
Com uma trajetória inspiradora, ela iniciou na natação ainda criança, mas foi em 2019 que começou sua jornada como atleta paralímpica. Desde então, vem acumulando conquistas em competições escolares e, agora, celebra seu retorno às competições na categoria universitária. Além das piscinas, Maria Júlia também pratica natação em águas abertas, demonstrando versatilidade e coragem.
Diagnosticada com paralisia cerebral, a atleta desafia diariamente seus próprios limites. Em sua rotina, divide o tempo entre os estudos e os treinos: “De manhã eu estudo, à tarde descanso e, no final da tarde, treino das 17h às 19h”, conta.

Cursando o primeiro ano de Licenciatura em Educação Física, Maria Júlia sonha em inspirar outras pessoas com deficiência a praticarem esportes e acreditarem no próprio potencial. “A natação me ensinou que o corpo pode ter limites, mas a determinação não”, afirma.
O desempenho de Maria Júlia nas Paralimpíadas Universitárias reforça o compromisso da Uncisal com a inclusão, o esporte e a formação de profissionais que unem conhecimento, sensibilidade e superação.
O evento
As Paralimpíadas Universitárias têm por finalidade estimular a participação dos estudantes universitários com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do território nacional, promovendo ampla mobilização em torno do esporte.
Este ano o evento reuniu 260 atletas de 17 estados e do Distrito Federal. As disputas reuniram provas de atletismo, natação e bocha voltadas a atletas que cursam graduação ou pós-graduação. Os competidores garantiram vaga nesta etapa por meio das Seletivas Estaduais.
Últimas notícias
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
