Futebol

Com virada no Nilton Santos, Botafogo rebaixa o Fortaleza à Série B

Alvinegro ainda sonha com vaga direta na fase de grupos da Libertadores 2026

Por 7segundos 07/12/2025 18h06
Com virada no Nilton Santos, Botafogo rebaixa o Fortaleza à Série B
Alvinegro ainda sonha com vaga direta na fase de grupos da Libertadores 2026 - Foto: Reprodução

Com um roteiro eletrizante, o Botafogo venceu o Fortaleza por 4 a 2, de virada, no estádio Nilton Santos, na última rodada do Campeonato Brasileiro. A derrota decretou o rebaixamento do Fortaleza para a Série B, enquanto o time carioca agora torce por um título de Fluminense ou Cruzeiro na Copa do Brasil para garantir vaga direta na fase de grupos da Libertadores de 2026.

Os gols do Botafogo foram marcados por Montoro, Arthur Cabral, Marçal e Mateo Ponte. Pelo lado do Fortaleza, balançaram as redes Breno Lopes e Bareiro, de pênalti.

Apesar da queda, o Fortaleza chegou à rodada final embalado por uma sequência de nove jogos de invencibilidade e quatro vitórias seguidas. No entanto, a má campanha no primeiro turno pesou. O clube encerrou a competição com 43 pontos, na 18ª colocação, e retorna à Série B após sete temporadas consecutivas na elite — período em que disputou Libertadores e foi vice-campeão da Copa Sul-Americana.



 O jogo



Mesmo pressionando desde o início, o Botafogo viu o Fortaleza sair na frente com um chute de fora da área de Breno Lopes. O empate veio apenas nos acréscimos do primeiro tempo: Montoro acertou o ângulo e colocou 1 a 1 no placar.


Na volta do intervalo, o Botafogo virou logo aos 3 minutos, com Arthur Cabral, após cruzamento de Vitinho. Pouco depois, o Fortaleza empatou em 2 a 2, em pênalti convertido por Bareiro, após revisão do VAR por toque de mão de Marçal.


Quando o empate mantinha o Fortaleza momentaneamente fora da zona de rebaixamento, o Botafogo voltou a pressionar e chegou à virada novamente com Marçal, aos 38 minutos, após cobrança de escanteio. Já nos acréscimos, Mateo Ponte fechou o placar em 4 a 2.


O resultado confirmou a queda do Fortaleza, que fecha a temporada “abraçado” ao rival Ceará na Série B.