Prefeitura de Rio Largo deve custear exame de tomografia de paciente
O Município de Rio Largo, distante 27 km de Maceió, deve arcar com o exame de tomografia de uma paciente portadora de microadenoma hipofisário, doença que consiste na presença de tumores na glândula hipófise responsáveis por provocar sintomas neurológicos e endócrinos. A decisão é do desembargador Domingos de Araújo Lima Neto, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL).
De acordo com os autos, a paciente não tem condições financeiras para pagar o exame. Por esse motivo, ingressou na Justiça requerendo o custeio da tomografia computadorizada por parte do Município de Rio Largo.
O Juízo da 1ª Vara Cível da Comarca concedeu liminar favorável à paciente. Objetivando reverter a decisão, o Município interpôs agravo de instrumento no TJ/AL. Alegou ilegitimidade passiva para figurar na ação e pleiteou que a União fosse chamada para o processo. Sustentou ainda a inexistência de prévia dotação orçamentária e que a obrigação no custeio do exame traria prejuízos aos cofres públicos.
Ao analisar o caso, o desembargador Domingos Neto manteve a liminar anteriormente concedida. “É pacífico o entendimento firmado pelo Superior Tribunal de Justiça, pelo que, ante a responsabilidade solidária da União, dos Estados e dos Municípios, no que tange à responsabilização pelo Sistema Único de Saúde (SUS), poderá a parte intentar ação contra todos ou qualquer um deles, possuindo todos eles, dessa maneira, legitimidade passiva nas demandas que objetivam assegurar o acesso à medicação e aos exames para pessoas desprovidas de recursos financeiros”, afirmou.
O desembargador Domingos Neto disse ainda que a paciente não pode ser prejudicada em virtude de possível lesão ao erário. “Entendo que o Município de Rio Largo deve assumir as funções que lhe são próprias, sendo certo que supostos prejuízos orçamentários não podem obstaculizar o implemento da previsão constitucional”. A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico dessa quarta-feira (3).
Últimas notícias

Polícia prende jovem por furto qualificado em Santana do Ipanema

TAC fortalece proteção às mulheres vítima de violência em Penedo

MPAL ingressa com Ação Civil Pública para que Maceió realize concurso para Controladoria e Defesa Civil

São Sebastião se prepara para 13ª Cavalgada dos Amigos do Zé Pacheco

Prefeitura implementa novo horário de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde

Rafael Brito conquista pelo terceiro ano o Prêmio Congresso em Foco
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
