Cultura

Projeto busca resgatar interesse cultural e vida noturna do bairro do Jaraguá

Tour cultural ocorrerá todas as terças-feiras; lançamento terá concentração na Praça Dois Leões

Por 7 segundos 05/04/2016 16h04
Projeto busca resgatar interesse cultural e  vida noturna do bairro do Jaraguá
Bairro do Jaraguá - Foto: Semptur /Wesley Menegari

Passear pelo bairro de Jaraguá é um mergulho em uma das áreas mais históricas de Maceió. Um cenário perfeito para um interessante roteiro cultural. Mas apesar da concentração de prédios, museus e igrejas que reúnem uma rica história, nem de longe o bairro apresenta o mesmo movimento que abrigou no começou dos anos 2000 uma intensa vida noturna. Para resgatar o peso histórico do local o “Projeto Jaraguá Vivo” será lançado esta terça-feira (05), às 19h.

Todas as terças-feiras, das 19h às 21h, o bairro será tomado por grupos de turistas e maceioenses que queiram participar do tour a pé. Acompanhados por guias, que participaram de um treinamento, eles irão conhecer os principais pontos do Jaraguá, passeando pelos prédios históricos, visitando as igrejas e os museus, que funcionarão excepcionalmente fora do horário comercial nesses dias. O passeio terminará nas casas de shows, novos bares do bairro e também nos food trucks que terão permissão para colocar mesas e cadeiras nas ruas.

“Esse é um dos primeiros esforços para resgatar o Jaraguá com um viés turístico. A intenção é fomentar o local, torná-lo novamente economicamente viável. Atrair o turista e o maceioense para conhecer a história, a cultura e voltar a aproveitar a noite no Jaraguá. Nossa expectativa é ver as ruas e praças novamente movimentadas”, explicou o secretário de turismo de Maceió, Jair Galvão.

O projeto de iniciativa da Secretaria Municipal de Promoção ao Turismo (SEMPTUR), conta com a parceria do trade e empreendedores culturais. As empresas de receptivos levarão os turistas para conhecer todo o espaço. O roteiro foi feito anteriormente como forma de teste para que dúvidas fossem sanadas e o tour tivesse o tempo adequado.

“Esperamos reavivar um produto turístico, de entretenimento e lazer. A ideia é fortalecer o projeto para na chegada da alta o Jaraguá já está bastante movimentado. Além de focar no turista, queremos que o maceioense reconheça sua história”, ressaltou o secretário Jair Galvão.

O “Projeto Jaraguá Vivo” tem concentração na Praça Dois Leões. O roteiro é aberto ao público.