MPE expede recomendação para garantir prioridade a grupo de risco em vacinação contra o H1N1
O Ministério Púbico Estadual, através da 26ª Promotoria de Justiça da Capital, expediu nesta quarta-feira (20), recomendações às Secretarias Municipal e Estadual de Saúde e ao Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) para que todas as instituições deem prioridade da vacinação contra o vírus Influeza para aqueles grupos considerados de risco. As autoridades terão 10 dias, após o recebimento do documento, para informar ao Ministério se a recomendação está sendo cumprida e de que maneira ela está sendo posta em prática.
A promotora de Justiça, Micheline Tenório, afirma que a medida tem caráter preventivo e o intuito de evitar eventual demanda judicial para responsabilização das autoridades competentes. A promotora solicita que os órgãos adotem todas as providências necessárias para que antes, durante, e após a Campanha Nacional de Vacinação, que será realizada no período de 30 de abril a 20 de maio de 2016, seja efetivamente respeitada, conforme previsto na legislação pertinente, a prioridade do atendimento aos portadores de condições e fatores de risco.
Fazem parte desse grupo de risco crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhador da Saúde, povos indígenas, indivíduos com 60 ou mais anos de idade, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
“O Ministério da Saúde já alertou que a Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. Então, é preciso que as autoridades respeitem o alerta dado pela União e realmente priorizem essas pessoas. Vamos ficar monitorando com o máximo rigor”, garantiu Micheline Tenório.
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
