Alagoas

Notificações de diarreia em Alagoas chegam a 35 mil até abril, afirma Sesau

O registro é de um aumento de 48% em relação aos quatro primeiros meses do ano passado

Por 7 Segundos 19/05/2016 13h01

A população deve se atentar aos riscos de doenças transmitidas pela água não tratada, como a diarreia. Segundo dados disponibilizados pelo Núcleo de Doenças de Veiculação Hídrica, da Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas (Sesau), o estado registrou um aumento de 48% no número de casos nos quatro primeiros meses de 2016, com 35.996 notificações, em comparação com os primeiros de 2015, que registrou 24.378.

O total do ano passado foi um registro de 80.586 casos de diarreia. Até a primeira semana de maio deste ano, o número já chega a 37.081. De acordo com a responsável técnica da Vigilância dos Agravos de Veiculação Hídrica e Alimentar, Jean Lúcia, os motivos para o aumento continuam sendo os mesmos: água não tratada e as constantes interrupções nos sistemas de abastecimento.

Por isso, o público mais vulnerável à diarreia tem idade, em média, a partir dos 10 anos e mora em localidades com condições de saneamento básico carentes. Segundo Jean Lúcia, a população que se concentra em conjuntos habitacionais no Tabuleiro dos Martins é a mais afetada em Maceió. Em Alagoas, o Sertão e Agreste são as regiões mais suscetíveis, pois são as que mais sofrem com a falta de abastecimento. 

A responsável técnica afirma que o Núcleo monitora semanalmente os dados, com o objetivo de identificar mudanças no comportamento das diarreias; reforça as orientações, distribui panfletos e cartazes educativos; assessora os municípios em situação de surtos por meio de visitas e envios de notas técnicas com orientações; além de disponibilizar todo mês o Hipoclorito de Sódio em domicílio para desinfecção da água.

A técnica alerta que a própria população pode ajudar a diminuir os casos, tomando os devidos cuidados com a água que chega à residência. “O alerta vai para a população que sofre com o abastecimento precário ou que o abastecimento ainda não alcance suas residências. É preciso reservar um tempo para tratar a água, fervê-la, usar o hipoclorito como forma de proteção”, orienta.

Doença

A diarreia é uma doença comum, em que fezes líquidas se evacuam de maneira incontrolada. Os dois tipos existentes de diarreia são a aguda e crônica. A primeira aparece durante alguns dias e pode se adquirida por meio de vírus, bactéria ou parasita. A segunda, dura cerca de três ou quatro semanas e pode indicar síndrome do intestino irritado, ou até complicações mais graves. 

Apesar de ser uma doença comum, existem condições que facilitam a diarreia, como a ingestão de água e alimentos contaminados com fezes humanas ou animais ou frequentar lugares em que não há um bom saneamento. Dentre outras causas da diarreia, também estão o consumo exacerbado de cafeína, álcool e fumo.