Alunos do Colégio Tiradentes promovem Exposição ?O luxo do lixo?

A exposição intitulada “O luxo do lixo” instigou a imaginação dos alunos do 1º ano do ensino médio, quanto ao processo de reaproveitamento do lixo descartado. Sob a orientação da professora Airley Geovane, os discentes apresentaram uma série de produtos decorativos, brinquedos e até vestimentas confeccionadas dentro das ações desenvolvidas no projeto Química Sustentável. As peças ficarão expostas até o fim deste mês, no salão de entrada da unidade de ensino, localizada no bairro do Trapiche da Barra.
A abertura da exposição, ocorrida na manhã dessa segunda-feira (23), foi marcada pelo desfile das vestimentas confeccionadas com papel, plástico e muita criatividade. A ação foi prestigiada pelos alunos de outras turmas, familiares e corpo docente e técnico da instituição.
A plateia acompanhou toda a movimentação com curiosidade e atenção, conferindo de perto as explicações dos artistas de primeira viagem sobre a forma de criação do produto exposto, a exemplo de luminárias, ventilador portátil, bebedouro, porta-trecos, além de brinquedos e demais objetos para decoração.
O primeiranista José Teodósio, que confeccionou uma peça decorativa em formato de jacaré, falou a “receita” de sua obra de arte e entusiasmado expôs a felicidade de trabalhar na companhia de seu pai no momento da produção artística.
“Usei pedaços de isopor, papéis de embalagens de saco de cimento, caixas de ovos, fita crepe, cola e tinta. Na hora que fiz a massa, parecia que num ia dá certo, mas tive a ajuda de meu pai. Ele é pintor nas horas de folga e deu alguns toques para a confecção do trabalho”, declarou Teodósio.
A reciclagem não é a única medida a ser realizada para a diminuição do lixo produzido pela sociedade, mas possui um importante papel, uma vez que, além de reduzir a quantidade de rejeitos, também diminui a procura por novas matérias-primas.
Para a professora Airley Geovane a iniciativa estimula ainda mais o gosto do aluno em aprender química por associá-la ao mundo no qual estar inserido. Enaltecendo ainda que a compreensão do processo de reciclagem colabora de forma decisiva para a construção de uma sociedade mais sustentável.
“A ideia inicial é que nosso projeto interagisse com toda a família do aluno e isto foi visto e relatado pelos discentes. Dessa forma, quanto mais se recicla, mais se reaproveita e, consequentemente, menor é a necessidade de extrair novos materiais da natureza”, afirmou à educadora.
Últimas notícias

Prefeito Luciano Barbosa posta nota de pesar pela morte de Dona Helena, matriarca do Grupo Coringa

Unidade Trapiche do Hemoal Maceió funciona em horário reduzido neste sábado (15)

Previsão do tempo para este fim de semana em AL é de nebulosidade e possibilidade de chuva

Juizados da Mulher da Capital e de Arapiraca analisam 256 processos de violência doméstica

Motociclista fica gravemente ferido após colidir contra poste na Mangabeiras

Unidade do Hemocentro de Arapiraca tem nova gerente
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
