Tocha Olímpica se despede de Alagoas após revezamento em União dos Palmares
A despedida da Tocha Olímpica no estado de Alagoas foi realizada na manhã desta segunda-feira (30) em União dos Palmares. O município preserva, no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, a cultura africana trazida ao Brasil no período colonial e manifestada nos quilombos da região. A Serra da Barriga, sede do Quilombo dos Palmares, um dos mais importantes do Brasil Colonial, foi o local escolhido para o último dia do revezamento.
Após passar por União, o roteiro do 28º dia de revezamento da tocha pelo Brasil inclui o retorno do símbolo olímpico ao território pernambucano, com início na Praça Tavares Correia, localizada no município de Garanhuns, cuja paisagem tem como destaque o Relógio de Flores. A celebração da visita da chama olímpica será realizada na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, localizada no centro da cidade, que preserva uma estátua em homenagem ao sanfoneiro nascido em Garanhuns.
O revezamento da tocha passará ainda pelo município de Lajedo, que desenvolve sua economia a partir do comércio e da agricultura, antes de chegar a Caruaru, que será o destino de pernoite do símbolo olímpico. A riqueza cultural da cidade é preservada no Museu do Cordel Olegário Fernandes, no Museu Luiz Gonzaga e no Espaço Elba Ramalho.
A cultura de Caruaru também é manifestada no belo artesanato em barro, palha, couro e cerâmica, apresentadas na Feira de Caruaru e na Casa Museu Mestre Vitalino. Em relação aos eventos culturais, a festa de São João do município se destaca, recebendo um público médio de 1,5 milhão de pessoas e que gerou, segundo estimativa de prefeitura da cidade, cerca de R$ 246 milhões em 2015.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
