?Concertos da Juventude? oferece aulas gratuitas de música
O projeto Orquestra Jovem do Estado de Alagoas lançou na terça-feira (7) uma série de intervenções musicais da Camerata Pró-Música de Alagoas. O projeto é fruto de uma parceria entre o Instituto Zumbi dos Palmares (IZP) e a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc).
Com peças da música popular brasileira no contexto de uma abordagem clássica, os músicos da Camerata percorreram as ruas do Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa), atraindo a atenção de centenas de jovens. A intenção foi divulgar as inscrições do projeto, que oferecerá aulas gratuitas de música no Espaço Cultural Linda Mascarenhas.
Muitos alunos tiveram a oportunidade de ter o primeiro contato com os instrumentos durante a intervenção. Um bom exemplo é o caso de Lázaro Henrique da Silva, estudante do 3º ano do ensino médio, da Escola Moreira e Silva.
“Eu sempre gostei de música, minhas tias ouviam muita música clássica, mas não entendiam, só gostavam. Procurei me informar um pouco mais, mas tocar mesmo era uma coisa que só ficava na minha imaginação. Sempre tive vontade, mas não tinha condições, hoje tive a oportunidade”, afirmou Lázaro Henrique.
O estudante contou ainda que conhece a orquestra, e acompanha o trabalho e as apresentações dos músicos. Quando questionado sobre seus instrumentos preferidos, ele confessa: “Violino, violoncelo e piano”. Lázaro aprova o projeto Orquestra Jovem e garante que vai participar.
As aulas são destinadas a toda a comunidade, mas com foco nos alunos da rede estadual de ensino. As inscrições serão feitas a partir da segunda-feira (13), no Espaço Cultural Linda Mascarenhas, das 9h às 12h.