IMA e Ibama firmam parceria para prevenção de acidentes ambientais
Órgãos iniciaram o monitoramento de barragens com base na Política Nacional de Segurança de Barragens
Como forma de aperfeiçoar o trabalho de preservação ambiental no Estado, o setor de monitoramento do Instituto do Meio Ambiente (IMA) conta agora com uma equipe de emergências ambientais, que funciona em parceria com o setor de emergência ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O quadro faz parte de um plano para prevenir qualquer possível dano ambiental de grandes dimensões. “Essas ações de monitoramento e fiscalização em áreas com potencial de risco irão evitar tragédias ambientais, como ocorreu em Mariana (MG)”, disse Ermi Ferrari, gerente de Monitoramento e Fiscalização do IMA, lembrando o rompimento das barragens de rejeitos de minérios pertencente à mineradora Samarco, em novembro de 2015.
Os órgãos deram início à parceria com o levantamento de informações e monitoramento de barragens em alguns rios de Alagoas. A atividade é baseada no que institui a Lei 12334 de 20 de setembro de 2010, que estabeleceu a Política Nacional de Segurança de Barragem.
Ermi Ferrari afirmou que a equipe está verificando as estruturas das barragens e se há o licenciamento adequado para evitar possíveis acidentes ambientais. “Alagoas tem várias barragens que podem estar com a estrutura comprometida e, em caso de rompimento, podem atingir cidades e povoados. A equipe fará o levantamento das informações e, se for o caso, autuará os responsáveis”.
No dia 21 junho, a equipe do IMA participará de um curso sobre emergências ambientais com o Ibama para dar seguimento às ações em todo o Estado.
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
