IMA e Ibama firmam parceria para prevenção de acidentes ambientais
Órgãos iniciaram o monitoramento de barragens com base na Política Nacional de Segurança de Barragens
Como forma de aperfeiçoar o trabalho de preservação ambiental no Estado, o setor de monitoramento do Instituto do Meio Ambiente (IMA) conta agora com uma equipe de emergências ambientais, que funciona em parceria com o setor de emergência ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O quadro faz parte de um plano para prevenir qualquer possível dano ambiental de grandes dimensões. “Essas ações de monitoramento e fiscalização em áreas com potencial de risco irão evitar tragédias ambientais, como ocorreu em Mariana (MG)”, disse Ermi Ferrari, gerente de Monitoramento e Fiscalização do IMA, lembrando o rompimento das barragens de rejeitos de minérios pertencente à mineradora Samarco, em novembro de 2015.
Os órgãos deram início à parceria com o levantamento de informações e monitoramento de barragens em alguns rios de Alagoas. A atividade é baseada no que institui a Lei 12334 de 20 de setembro de 2010, que estabeleceu a Política Nacional de Segurança de Barragem.
Ermi Ferrari afirmou que a equipe está verificando as estruturas das barragens e se há o licenciamento adequado para evitar possíveis acidentes ambientais. “Alagoas tem várias barragens que podem estar com a estrutura comprometida e, em caso de rompimento, podem atingir cidades e povoados. A equipe fará o levantamento das informações e, se for o caso, autuará os responsáveis”.
No dia 21 junho, a equipe do IMA participará de um curso sobre emergências ambientais com o Ibama para dar seguimento às ações em todo o Estado.
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
