Jangadas que realizam passeios nas piscinas naturais terão wi-fi gratuito
"Jangada Digital" visa estimular os visitantes a espalhar fotos da capital na rede, sem limites de acesso
A Prefeitura de Maceió anunciou, nessa quinta-feira (16), por meio da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur), que as jangadas que realizam passeios pelas piscinas naturais terão wi-fi gratuito a partir de dezembro. O projeto "Jangada Digital" visa, dentre outras coisas, estimular os turistas a espalhar fotos de Maceió na rede, sem limites de acesso.
“Os turistas poderão compartilhar suas imagens do passeio através da rede sem fio, nas próprias piscinas naturais, de dentro da jangada, uma das embarcações mais tradicionais que existem hoje”. Segundo o secretário, essa é uma inovação inédita no Brasil e talvez no mundo. A ideia do projeto é estimular os visitantes a espalhar as fotos da capital na rede, sem limites de acesso. “Temos muito orgulho de anunciar um projeto que alia tradição e tecnologia para levar as belezas de Maceió para os mais diversos cantos imagináveis”, explica o secretário Jair Galvão.
Convênio ABIH-AL
Durante um evento de lançamento de uma publicação turística, o secretário falou sobre algumas ações que foram viabilizadas através dos convênios firmados em 2015 com a ABIH e o Convention e que estão sendo renovados em 2016. Na análise do presidente da ABIH-AL, Mauro Vasconcellos, a parceria entre o poder público e a entidade permitiram que o destino de Maceió pudesse inovar na promoção turística junto aos mais diversos públicos, especialmente através das ferramentas digitais e do relacionamento com agências online. “Também temos que ressaltar o trabalho que está sendo realizado nessa gestão na área de estruturação, como por exemplo, o Praia Viva, ou o Praia Digital, que traz uma inovação muito grande pra capital e valoriza o trabalho de promoção nas redes”, avalia Mauro.
A superintendente do Maceió Convention, Danielle Novis também destacou a importância dos estudos lançados. “Acredito que essas pesquisas lançadas hoje são um divisor de água e vão servir como indutoras de tomada de decisões”, afirmou Novis. Ela reforçou que o inventário é inédito. “ È a primeira vez que temos uma definição clara pra gente trabalhar, não só os pontos positivos, mas também uma sinalização daquilo que a gente precisa melhorar e incrementar para preparar o destino de forma mais adequada para o turista, seja ele de lazer ou corporativo”, concluiu a superintendente.
Estruturação do destino
Outra tema abordado no evento foram os diferentes projetos voltados para o ordenamento e melhoria dos serviços oferecidos na orla marítima da cidade. Entre esses projetos estão o Praia Viva. A inciativa já possibilitou a instalação de 50 lixeiras nas praias principais. A ideia é ampliar a atuação do projeto nas áreas de ordenamento, limpeza e a sustentabilidade das praias. Outro projeto de destaque é o Praia Digital, com 9 pontos de wi fi gratuito na orla propiciados graças a uma operadora com a empresa Vivo. Só em 2016, já foram registrados 13 mil acessos de usuários de diferentes partes do Brasil e do mundo como Itália, Porto Rico e Estados Unidos, por exemplo.
Números do Inventário turístico e Imagem do Destino nas redes
Ainda no evento, a consultora do IABS, Marcela Pimenta, divulgou os principais números da publicação “Olhares sobre o turismo em Maceió: oferta x demanda”. Marcela contou que um dos destaques dos três estudos é a vocação do destino para o turismo gastronômico. 82% dos comentários avaliados nas redes sociais consideram a gastronomia da cidade excelente ou muito boa e 49% do público que chega à cidade se considera como “gourmet”. 80% do público também avaliou os atrativos culturais de Maceió como bom ou muito bons.
Entre outros dados levantados, o inventário aponta que 35% dos turistas nacionais que chegam à cidade são de São Paulo. Metade dos viajantes internacionais vêm da Argentina, 17% da Itália e 16% do Chile. A cidade oferece, ao todo, 16.086 leitos em 108 hotéis inventariados que empregam 3.148 funcionários permanentes. A ocupação média dos hotéis é de 90,09%na alta temporada e 64,6% na baixa temporada. 63% dos visitantes compram produtos de comunidades tradicionais como artesanato ou frutas. Maceió possui 331 equipamentos, que oferecem alimentos e/ou bebidas que têm a capacidade de atender 98.490 pessoas por dia. A cidade exibe 15 atrativos naturais e 29 atrativos considerados culturais. Ao todo, os turistas contam com o serviço de 21 agências de turismo que empregam 303 funcionários permanentes.
Já o estudo da imagem do destino traz informações sobre a avaliação realizada por turistas nas plataformas booking.com e tripadvisor. Ao todo, foram analisados mais de 3 mil comentários no segmento de atrativos naturais, atrativos culturais e gastronomia.
Com relação à satisfação do público em relação ao destino, Marcela explica que 44% dos turistas percebem o destino como Excelente e 39% como Muito Bom. Segundo a consultora, esses números indicam a intenção de recomendação da cidade para amigos ou vontade de revisitar o destino no futuro.
Jair Galvão explica que a internet é considerada uma ferramenta decisiva na escolha de um destino turístico, e foi a principal fonte de informação de 1,87 milhão de turistas estrangeiros que vieram ao Brasil em 2012, segundo o Ministério do Turismo.