Governo federal libera ajuda de R$2,9 bi ao RJ para segurança da Olimpíada
Medida provisória foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira
O presidente interino Michel Temer assinou medida provisória, publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, que abre crédito extraordinário de 2,9 bilhões de reais ao Estado do Rio de Janeiro para ajudar o governo fluminense a arcar com as despesas de segurança dos Jogos Rio 2016.
O socorro do governo federal ocorre diante da grave crise financeira atravessada pelo Estado, que decretou estado de calamidade pública este mês devido aos problemas econômicos, e em meio a preocupações com a violência e possíveis protestos das forças de segurança locais por falta de pagamento.
A União, no entanto, não atendeu um dos pedidos do governador em exercício do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles, de 500 milhões de reais para finalizar as obras da linha 4 do metrô do Rio antes do início da Olimpíada. Segundo o governo federal, o repasse de verbas para segurança poderá liberar recursos do orçamento estadual para que sejam usados na obra do metrô.
O Estado do RJ entrou em colapso financeiro com o crescimento da crise econômica, os problemas enfrentados pela Petrobras e a baixa no preço do petróleo, cujos royalties são responsáveis pela maior parte da arrecadação do Estado.
Além do pedido de ajuda financeira, o governo estadual solicitou ao governo federal um envio adicional de até mais 3 mil homens de tropas federais para a segurança olímpica, que se somariam a um efetivo de 38 mil homens das Forças Armadas em um total de 85 mil agentes de segurança para a Olimpíada.
Últimas notícias
PM prende dupla por roubo com simulacro e captura foragido da Justiça em Maceió
PM apreende mais de 1.800 porções de drogas em ações em Arapiraca e Piaçabuçu
João Gomes aposta em terno bordado com filé na supercopa e valoriza artesanato de Alagoas
Dois homens ficam feridos após confronto com guarda municipal em São Miguel dos Campos
Homem é encontrado morto em estrada vicinal na zona rural de Girau do Ponciano
Djavan visita novo restaurante badalado de Maceió e aprecia pôr do sol na orla da Pajuçara
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
