Alagoas

Deputado lança plataforma para fiscalizar ações do governo estadual

Por 7 Segundos 07/07/2016 14h02
Deputado lança plataforma para fiscalizar ações do governo estadual
Rodrigo Cunha explica novo projeto - Foto: Junior Alexandre/ 7 Segundos

O deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB) apresentou na manhã desta quinta-feira (07), o portal Monitora Alagoas, a primeira plataforma de fiscalização colaborativa das metas do governo de Alagoas. A plataforma nasce com o objetivo de fiscalizar as promessas e ações do governo de Renan Filho (PMDB), ao longo dos quatro anos de gestão. “Pela primeira vez nesse Estado os alagoanos vão poder acompanhar, fiscalizar e cobrar as promessas que o governo fez para a saúde, educação, segurança, ciência e tecnologia e tantas outras áreas. O lançamento dessa plataforma é um marco para mim como deputado que tenho a obrigação de fiscalizar as ações do executivo”, declarou Cunha.

No encontro, Cunha explicou que fez visitas a todas as secretarias estaduais para cobrar transparências das metas do governo e verificar o andamento das promessas de Renan Filho. Ao todo, foram consultados 272 compromissos do governo, registrados em cartório eleitoral. O deputado também ouviu as secretarias e indagou o porquê de algumas obras estarem atrasadas ou não terem sido iniciadas. Depois disso, Cunha realizou um levantamento do orçamento público, chegando a conclusões das obras que estão atrasadas, que não foram iniciadas, que foram cumpridas, quanto custaram e quanto o governo deixou de investir.

O deputado nega que a plataforma criada seja uma iniciativa de oposição a Renan Filho. "É uma ferramenta de acompanhamento, que pretende mostrar a realidade de forma objetiva. Pode até ser algo bom para o governo, caso este esteja realmente cumprindo as metas em dia. Eu torço para que o site registre que todas as ações estão sendo concluídas, conforme prometidas. Agora, isto não quer dizer que eu não vá usar essas informações na Tribuna da Assembleia Legislativa cobrando aquilo que precisa ser cobrado", afirmou. 

O grande diferencial do Monitora Alagoas para o deputado é o empoderamento dos cidadãos. Na rede da saúde, por exemplo, Cunha verificou que o governo reduziu R$ 10 milhões em recursos este ano, somente para a rede da farmácia popular e constatou que o Polo Agroalimentar de Arapiraca não funciona. "A partir do momento que as pessoas percebem que aquilo que elas demonstram e denunciam terá uma consequência, elas se sentirão emponderadas, mais estimuladas e com poder de transformação. E isso é que vai dá credibilidade à ferramenta", salientou o deputado. 

Monitora Alagoas

O Monitora Alagoas (www.monitoraalagoas.org) é a primeira plataforma de fiscalização colaborativa das metas do Governo. O principal objetivo dessa ferramenta é acompanhar o andamento dos compromissos assumidos pela atual gestão do Governo do Estado durante as eleições de 2014.

A iniciativa foi idealizada pelo Mandato Rodrigo Cunha. Como uma das principais funções do deputado estadual é a fiscalização dos serviços públicos, a equipe analisa os compromissos propostos para as áreas de educação, saúde, assistência social, segurança, cultura, esportes e lazer, infraestrutura, meio ambiente, agronegócio, ciência e tecnologia, gestão, desenvolvimento econômico e turismo.