Presidência da Câmara será disputada hoje por 17 deputados

Terminou às 12h de hoje (13) o prazo de inscrição de candidatos à presidência da Câmara. São 17 os que vão concorrer à eleição do sucessor de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou ao cargo. Atualmente, o presidente interino é Waldir Maranhão (PP-MA).
A sessão para eleição está marcada para começar às 16h desta quarta-feira. A deputada Maria do Rosário (PT-RS) foi o 17º a se candidatar.
O número de candidatos pode ser reduzido, uma vez que os nomes podem ser retirados até uma hora antes do início da votação em plenário, que se dará de forma secreta por meio eletrônico.
Para se tornar o presidente da Câmara em primeiro turno é preciso obter a maioria absoluta dos votos dos deputados que registrarem presença na sessão. Nos corredores da Câmara, repetiu-se hoje o clima de campanha visto ontem (12), com modelos femininos distribuindo panfletos de candidatos.
Aliados do presidente interino Michel Temer são maioria entre os que pleiteiam a presidência da Câmara, embora a bancada do PMDB tenha decidido lançar na disputa o ex-ministro da Saúde da presidenta afastada Dilma Rousseff, Marcelo Castro (PMDB-PI). Ele votou contra o processo de impeachment de Dilma na Câmara.
Entre os favoritos na disputa figura o deputado Rogério Rosso (PSD-DF), ex-presidente da Comissão de Impeachment na Câmara. Ele é apoiado pelo chamado “centrão”, que congrega 12 partidos de bancadas de médio porte na Casa.
Confira a lista de candidatos à presidência da Câmara:
Evair Vieira de Melo (PV-ES)
Beto Mansur (PRB-SP)
Esperidião Amin (PP-SC)
Rodrigo Maia (DEM-RJ)
Miro Teixeira (Rede-RJ)
Luiza Erundina (PSOL-SP)
Rogério Rosso (PSD-DF)
Giacobo (PR-PR)
Cristiane Brasil (PTB-RJ)
Fausto Pinato (PP-SP)
Carlos Gaguim (PTN-TO)
Carlos Manato (SD-ES)
Gilberto Nascimento (PSC-SP)
Marcelo Castro (PMDB-PI)
Fábio Ramalho (PMDB-MG)
Orlando Silva (PCdoB-SP)
Maria do Rosário (PT-RS)
Heráclito Fortes (PSB-PI), que na semana passada havia se candidatado, abriu mão da disputa ontem.
Últimas notícias

Corpo de homem é encontrado em casa abandonada no município de Maravilha

Agiotagem pode ter sido principal motivação em morte de homem carbonizado em Marechal Deodoro, diz delegada

Carro invade restaurante durante gravação e atinge influenciadores no Texas
Feirante de Arapiraca viraliza fazendo fotos inspiradas em capas de álbuns da MPB

Igaci recebe visitantes com programação especial de cultura, educação e turismo
Arapiraca celebra Semana do Folclore com diversidade em programação especial da Tardezinha Cultural
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
