Educadora financeira alerta sobre uso indiscriminado do cartão de crédito

A educação financeira foi destaque no programa Espaço Livre, do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), desta quarta-feira (17). A profissional do segmento, Denise Oliveira foi entrevistada e abordou a pauta que tem a finalidade de conscientizar os ouvintes sobre a importância de priorizar gasto, não se deixar ser incentivado pelo consumo, mesmo com a facilidade da aquisição do cartão de crédito, para não prejudicar a vida financeira pessoal e familiar.
“Existe o projeto de lei para incluir educação financeira desde a educação infantil. O brasileiro não tem essa educação. Aprende quando começa a lidar com dinheiro e, muitas vezes, não aprende. Para piorar, nós somos bombardeados desde a hora de acordar com propagandas que incentivam o consumo. Como exemplo, o jovem ingressa na faculdade e já existe o oferecimento de fazer um cartão mesmo sem ter renda”, afirmou Denise Oliveira.
Sobre o uso sem planejamento do cartão, ela destacou o comprometimento de renda que é causado. “As pessoas vão comprando, comprando e não percebem. A compra por impulso é o principal problema. Hoje, juros do cartão estão 15% ao mês. A grande maioria, 75% dos inadimplentes são dependentes do cartão de crédito. Faz até mesmo a feira mensal no cartão. Ou seja, vira escravidão. Nem recebeu direito, porém já está com a renda comprometida.”
Em relação às recomendações para ter maiores cuidados com a saúde financeira, Denise mencionou o desuso do cartão de crédito e o registro de todos os gastos independente do valor. “De preferência não use o cartão. Quando se compra a vista você tem o poder de pedir desconto. Se tiver cartão, coloca o limite 50 por cento do seu salário porque o primeiro passo é reduzir o valor do limite. Trabalhamos para a pessoa valorizar o fruto do seu trabalho, que é o salário. Caso não consegue se controlar, deixa o cartão em casa. O processo de educação financeira começa com o despertamento da consciência. Sempre se perguntando se é realmente necessário comprar determinado bem”, orientou Denise Oliveira.
O programa Espaço Livre vai ao ar de segunda a sexta, às 9h30, pela Rádio Difusora 960AM, emissora do Instituto Zumbi dos Palmares.
Últimas notícias

Projeto de estocagem de gás de US$ 200 milhões recebe aval ambiental em Alagoas

Ex-deputado Dudu Hollanda ganha cargo de confiança na ALE com salário de R$23 mil

Prestes a voltar ao PSB, JHC já tem os vereadores socialistas em sua bancada na Câmara de Maceió

Renan Filho comemora escolha de Fernando Farias como relator da indicação de Marluce ao STJ

Polícia Civil realiza operação e desarticula esquema de desvio de maquinetas de cartão

Procon Alagoas orienta consumidores sobre o que fazer ao encontrar produtos vencidos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
