Educadora financeira alerta sobre uso indiscriminado do cartão de crédito
A educação financeira foi destaque no programa Espaço Livre, do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), desta quarta-feira (17). A profissional do segmento, Denise Oliveira foi entrevistada e abordou a pauta que tem a finalidade de conscientizar os ouvintes sobre a importância de priorizar gasto, não se deixar ser incentivado pelo consumo, mesmo com a facilidade da aquisição do cartão de crédito, para não prejudicar a vida financeira pessoal e familiar.
“Existe o projeto de lei para incluir educação financeira desde a educação infantil. O brasileiro não tem essa educação. Aprende quando começa a lidar com dinheiro e, muitas vezes, não aprende. Para piorar, nós somos bombardeados desde a hora de acordar com propagandas que incentivam o consumo. Como exemplo, o jovem ingressa na faculdade e já existe o oferecimento de fazer um cartão mesmo sem ter renda”, afirmou Denise Oliveira.
Sobre o uso sem planejamento do cartão, ela destacou o comprometimento de renda que é causado. “As pessoas vão comprando, comprando e não percebem. A compra por impulso é o principal problema. Hoje, juros do cartão estão 15% ao mês. A grande maioria, 75% dos inadimplentes são dependentes do cartão de crédito. Faz até mesmo a feira mensal no cartão. Ou seja, vira escravidão. Nem recebeu direito, porém já está com a renda comprometida.”
Em relação às recomendações para ter maiores cuidados com a saúde financeira, Denise mencionou o desuso do cartão de crédito e o registro de todos os gastos independente do valor. “De preferência não use o cartão. Quando se compra a vista você tem o poder de pedir desconto. Se tiver cartão, coloca o limite 50 por cento do seu salário porque o primeiro passo é reduzir o valor do limite. Trabalhamos para a pessoa valorizar o fruto do seu trabalho, que é o salário. Caso não consegue se controlar, deixa o cartão em casa. O processo de educação financeira começa com o despertamento da consciência. Sempre se perguntando se é realmente necessário comprar determinado bem”, orientou Denise Oliveira.
O programa Espaço Livre vai ao ar de segunda a sexta, às 9h30, pela Rádio Difusora 960AM, emissora do Instituto Zumbi dos Palmares.
Últimas notícias
Loterias: Lotofácil sorteia R$ 9 milhões hoje (1º/6). Confira resultado
PL e União Progressistas anunciam aliança em Alagoas e fortalecem pré-candidaturas de Alfredo Gaspar e Arthur Lira ao Senado
Renan lança compromisso, mira Master e pede saída do BRB da folha dos servidores de Maceió
Prefeitura de Arapiraca convoca voluntários para São João 2026
Prefeito Luciano Barbosa assina, nesta terça (2), ordem de serviço para início das ampliação do CREAS e CRAS Itapoã
Rafael Brito cria Semana Nacional pelo Direito à Água Potável e Saneamento nas Escolas
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
