Educadora financeira alerta sobre uso indiscriminado do cartão de crédito
A educação financeira foi destaque no programa Espaço Livre, do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), desta quarta-feira (17). A profissional do segmento, Denise Oliveira foi entrevistada e abordou a pauta que tem a finalidade de conscientizar os ouvintes sobre a importância de priorizar gasto, não se deixar ser incentivado pelo consumo, mesmo com a facilidade da aquisição do cartão de crédito, para não prejudicar a vida financeira pessoal e familiar.
“Existe o projeto de lei para incluir educação financeira desde a educação infantil. O brasileiro não tem essa educação. Aprende quando começa a lidar com dinheiro e, muitas vezes, não aprende. Para piorar, nós somos bombardeados desde a hora de acordar com propagandas que incentivam o consumo. Como exemplo, o jovem ingressa na faculdade e já existe o oferecimento de fazer um cartão mesmo sem ter renda”, afirmou Denise Oliveira.
Sobre o uso sem planejamento do cartão, ela destacou o comprometimento de renda que é causado. “As pessoas vão comprando, comprando e não percebem. A compra por impulso é o principal problema. Hoje, juros do cartão estão 15% ao mês. A grande maioria, 75% dos inadimplentes são dependentes do cartão de crédito. Faz até mesmo a feira mensal no cartão. Ou seja, vira escravidão. Nem recebeu direito, porém já está com a renda comprometida.”
Em relação às recomendações para ter maiores cuidados com a saúde financeira, Denise mencionou o desuso do cartão de crédito e o registro de todos os gastos independente do valor. “De preferência não use o cartão. Quando se compra a vista você tem o poder de pedir desconto. Se tiver cartão, coloca o limite 50 por cento do seu salário porque o primeiro passo é reduzir o valor do limite. Trabalhamos para a pessoa valorizar o fruto do seu trabalho, que é o salário. Caso não consegue se controlar, deixa o cartão em casa. O processo de educação financeira começa com o despertamento da consciência. Sempre se perguntando se é realmente necessário comprar determinado bem”, orientou Denise Oliveira.
O programa Espaço Livre vai ao ar de segunda a sexta, às 9h30, pela Rádio Difusora 960AM, emissora do Instituto Zumbi dos Palmares.
Últimas notícias
Dupla é presa após realizar arrastão no bairro Pinheiro, em Maceió
Prefeitura de Traipu entrega Centro Administrativo e outras obras no Quilombo Mumbaça
Homem invade estabelecimento e furta mais de R$ 1 mil em Arapiraca
Feira Grande envia 16 ônibus com mais de 600 romeiros para romaria em Juazeiro do Norte
Governo de Alagoas patrocina Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho em Arapiraca
Morre Francisco Magalhães Neto, o Chico Bau, nome histórico do futebol alagoano
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
