Cão enterrado vivo sobrevive após resgate dos bombeiros e é atendido no Neafa
No dia 24 de agosto, o Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (Neafa) recebeu a ligação do Soldado do Corpo de Bombeiros, Thiago Omena, que foi informado sobre um cão que havia sido enterrado vivo no bairro do Outo Preto, em Maceió. Uma representante da ONG entrou em contato com a Comissão de Bem-Estar Animal que se articulou para solucionar o caso.
Logo após ser desenterrado, o cão ficou sob a tutela temporária de uma senhora que se sensibilizou com a situação do animal, batizado de Nestor, e deu lar temporário. Na manhã da quinta-feira (25), ele foi encaminhado para atendimento na sede do Neafa e a médica veterinária Elizabeth Lima, e seu auxiliar, Luiz Kleber, prestaram os primeiros socorros.
De acordo com a médica veterinária e responsável técnica do Neafa, Elizabeth Lima, a situação estava lamentável e que o animal estava muito magro além de estar repleto de miíase nas patas.
Segundo a presidente da comissão, Dra. Rosana Jambo, a Comissão de Bem-Estar Animal da OAB/AL iniciou as averiguações para responsabilizar os culpados pela atrocidade cometida contra o animal. "Vamos conseguir encontrar quem cometeu o crime. Pediremos o apoio da Polícia Militar e não descansaremos até resolver esse caso que consideramos um grande absurdo”, disse.
Após o término do tratamento, o Nestor vai ficar temporariamente no Grupo Resgatei até ser adotado. Qualquer ato de maus-tratos envolvendo um animal deverá ser denunciado. Aconselha-se que os casos de flagrante de maus-tratos e/ou que a vida de animais estejam em risco, acione a Polícia pelo 190 e aguarde no local até que a situação esteja regularizada. A Lei 9605/98 (Lei de Crimes Ambientais) prevê os maus-tratos como crime de comina as penas. O contato da Comissão de Bem-Estar Animal da OAB/AL É (82) 3023-7200.
Últimas notícias
MPAL aciona clínicas por suposta fraude em atendimentos de TEA e Down
Prefeitura de Maragogi fortalece atuação dos agentes de saúde do município
Gestores debatem segurança da mulher e combate à violência em Girau
Rua Aberta será suspensa neste domingo para concurso da Guarda Municipal
Castramóvel ultrapassa três mil castrações de animais em Palmeira dos Índios
PC investiga morte brutal de adolescente e apura ligação com tráfico de drogas
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
