Zona da Mata

MPE/AL pede mudança de comarca do júri de acusado de assassinar Eric Ferraz

Eric Ferraz foi assassinado na madrugada em janeiro de 2012, no Centro de Viçosa

Por Redação com assessoria 29/08/2016 14h02
MPE/AL pede mudança de comarca do júri de acusado de assassinar  Eric Ferraz
Modelo Erick Ferraz - Foto: Arquivo Pessoal

O Ministério Público Estadual de Alagoas, por meio da Promotoria de Justiça de Viçosa, pediu o desaforamento do julgamento do policial civil Jaysley Leite de Oliveira, acusado de assassinar o modelo Eric Alexandre dos Santos, mais conhecido como Eric Ferraz. A Promotoria d defende que o júri ocorra em Maceió sob o argumento de que os jurados podem se sentir ameaçados pelos acusados, já que os mesmos residem naquela cidade e teriam histórico de violência. Nesta segunda-feira (29), a família de Eric Ferraz se reuniu com o promotor Anderson Cláudio de Almeida Barbosa e apelou para que o MPE/AL continue defendendo o desaforamento.

A manifestação da Promotoria de Justiça de Viçosa se deu em função da negativa do Tribunal de Justiça em conceder a liminar que pedia o referido desaforamento. Interposto no último dia 25, o pedido de reconsideração de concessão de liminar reitera o que o advogado de acusação Raimundo Palmeira já havia solicitado: que o júri de Jaysley Leite de Oliveira ocorra em Maceió. Além de alegar possível intimidação ao Conselho de Sentença, o promotor Anderson Cláudio de Almeida Barbosa também alertou ao Poder Judiciário sobre a influência política que a família do réu possui na cidade de Viçosa.

“Analisadas todas as circunstâncias e guardadas as devidas proporções entre os dois réus, em nada se justifica a manutenção do julgamento em Viçosa do réu Jaysley Leite de Oliveira. O fato é o mesmo e, como os dois acusados são irmãos e, um deles já teve seu júri desaforado para a capital, está demonstrada mais ainda a necessidade do deferimento da liminar. Acreditamos na sensibilidade do Judiciário”, afirmou o promotor de Justiça Anderson Cláudio de Almeida Barbosa.

Família pede apoio do MPE

No final da manhã desta segunda-feira (29), a família de Eric Ferraz procurou o Ministério Público. Os pais do modelo, Edglemis José dos Santos e Valdenice Ferreira dos Santos, e a irmã, Valéria Vanessa Ferreira dos Santos, pediram informações sobre o andamento do caso. Na ocasião, eles foram comunicados sobre o pedido de reconsideração de concessão de liminar ajuizado pela Promotoria de Justiça de Viçosa no último dia 25.

“Essa é uma notícia que volta a nos encher de esperança. O júri não pode acontecer em Viçosa de forma alguma. Sei que muitas pessoas têm receio de ser chamadas para compôr o Conselho de Sentença exatamente por conta do histórico de violência daquela família. Os moradores da cidade se sentem intimidados e a gente compreende esse temor. O julgamento do Judarley já foi desaforado. Agora, falta o do Jasley. Estamos confiantes que o Tribunal de Justiça vai reconsiderar sua decisão e conceder a liminar”, declarou o pai da vítima.

“A gente receia que os jurados sejam influenciados e isso não é algo difícil de acontecer. Sei que não terei nunca mais o meu filho de volta, mas, já que é para os assassinos serem julgados, que a possibilidade da Justiça ser feita possa ocorrer dentro do que manda a lei”, afirmou aldenice Ferreira dos Santos.

A acusação

Eric Ferraz foi assassinado na madrugada do dia 01 de janeiro de 2012, na Av. Firmino Maia, Centro de Viçosa. Ele comemorava o réveillon ao lado da namorada, Érica Ferreira da Silva, quando os irmãos Jaysley Leite de Oliveira e Judarley Leite de Oliveira teriam iniciado a confusão.

O Ministério Público ajuizou ação penal contra os Jaysley e Jurdarley e os acusou de homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e por meio que impossibilitou a defesa da vítima. Os irmãos também respondem por tentativa de homicídio contra Érica Ferreira da Silva, então namorada do modelo.

Se forem condenados, os réus podem ser submetidos a pena de até 30 anos de reclusão. Erick foi assassinado com três tiros, todos nas costas, segundo laudo do Instituto de Criminalística.