Alagoas

Conselho de Farmácia realiza ação social na orla da Pajuçara sobre Dengue, Zika e Chikungunya

Por Redação 25/09/2016 10h10
Conselho de Farmácia realiza ação social na orla da Pajuçara sobre Dengue, Zika e Chikungunya
- Foto: Cortesia

Na manhã deste domingo (25), o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF/AL) realiza uma ação contra a dengue, a chikungunya e a zika, na orla da Pajuçara.

Além de informar sobre cuidados com a doença, são oferecidos também os serviços de atenção farmacêutica, verificação de glicemia capilar, distribuição de panfletos educativos.

A campanha Farmacêuticos em Ação – todos contra o Aedes aegypti acontece no dia Internacional do Farmacêutico e tem como objetivo transformar cada farmacêutico desses países em um agente de combate ao mosquito e cada farmácia em um posto avançado contra o mosquito Aedes aegypti.

A ação acontece simultaneamente na Argentina, Costa Rica, Paraguai, Uruguai e Venezuela, em uma iniciativa do Fórum Farmacêutico das Américas (FFA), com apoio da Fundação Internacional Farmacêutica (FIP) e Fundação FIP. No Brasil, a campanha é desenvolvida pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), os conselhos regionais e as entidades parceiras – Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC), Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (Sbrafh).

De acordo com o presidente do CRF/AL, Alexandre Correia, a importancia da ação é mostrar pra comunidade o papel do farmacêutico e levar à comunidade informações sobre sintomas da Dengue, Zika, e Chicungunya, mostrando os perigos da automedicação. 

"Estamos trabalhando em cima da automedicação, principalmente analgésicos, que são os mais procurados.  Isso macara os sintomas da doença, agravando-a e trazendo consequências piores para o paciente" explica Alexandre, que também alerta para que a população, ao sentirem os sintomas da doença, não se automediquem, e busquem serviços médicos. Além disso, ter o máximo de cuidado com o material que acumula água e realiza a criação do mosquito Aedes Aegypti.