Representantes do MPE, da Justiça Eleitoral e da OAB acompanham lisura da eleição

Representantes do Ministério Público Eleitoral, da Justiça Eleitoral e da Ordem dos Advogados do Brasil acompanham urnas paralelas que atestam confiabilidade do processo eleitoral através de urnas eletrônicas neste domingo (2). A votação paralela acontece na sede do Tribunal Regional Eleitoral, em Maceió.
Três urnas eletrônicas foram sorteadas, ontem (1), para comprovar a integridade das eleições na capital e no interior. Duas urnas foram enviadas para Limoeiro de Anadia e Cacimbinhas, enquanto outra foi para a 54ª zona eleitoral de Maceió. Estas urnas coletaram votos de eleitores tanto por meio de cédula, quanto eletronicamente. O acompanhamento e a correspondência entre os votos físico e digital atestam a impossibilidade de manipulação dos dados.
O Tribunal Regional Eleitoral convocou representantes de instituições relacionadas ao processo eleitoral, como o Ministério Público Eleitoral e a Comissão de Combate à Corrupção Eleitoral, bem como representantes de partidos políticos, para acompanharem a apuração das urnas paralelas neste domingo. No entanto, nenhum partido político enviou representantes. Pela OAB está presente João Odin Gomes Ribeiro.
Para o procurador regional eleitoral em Alagoas, Marcial Duarte Coêlho, estas eleições são as mais fiscalizadas da história, o que pode indicar um novo momento no combate à corrupção. "Este processo de acompanhamento de urnas paralelas é importantíssimo para que os cidadãos acreditem e confiem no processo eleitoral e no sigilo das urnas eletrônicas", afirmou o procurador.
Raquel Teixeira, procuradora eleitoral, ressaltou o papel das instituições democráticas na fiscalização do processo eleitoral como forma de assegurar que a vontade do cidadão eleitor seja respeitada e as garantias constitucionais asseguradas. "O Ministério Publico Eleitoral atua como olhos do próprio cidadão, ele faz a ponte entre a Justiça e o eleitor. Espero que estas eleições continuem tranquilas e sem maiores intercorrências".
Últimas notícias

Alckmin destaca avanços com os EUA após conversa entre Lula e Trump

Kel Ferreti chora em vídeo após anúncio de nova denúncia no Fantástico: ‘Que Deus me proteja’

Prefeitura de Maceió participa da abertura da Maratona de Inovação da Nasa

Motociclista fica ferido após acidente em frente ao Fórum de Campo Alegre

HGE inicia o fim de semana realizando captação de dois rins e um fígado para transplante

Homem é assassinado com golpes de facão em São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
