Alfredo Gaspar será candidato único na eleição para procurador-geral de Justiça
O promotor de Justiça Alfredo Gaspar de Mendonça Neto será candidato único na eleição para procurador-geral de Justiça (PGJ) do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), que ocorrerá no dia 30 de novembro, das 9h às 17h, no Auditório Edgar Valente de Lima Filho, no prédio-sede da Procuradoria Geral de Justiça.
O prazo para inscrição de candidaturas se esgotou às 13h30 desta segunda-feira (10) com apenas um postulante ao cargo de chefe do órgão ministerial. O período de cinco dias para formalização da candidatura começou a contar a partir da publicação do edital de convocação da eleição para formação da lista tríplice destinada à nomeação do novo procurador-geral de Justiça, que ocorreu no dia 3 de outubro no Diário Oficial do Estado.
Na eleição, os membros do MPE/AL poderão ou não votar no único nome para compor a lista tríplice que será encaminhada ao governador do Estado. O mandato de PGJ é de dois anos e terá início em 1º de janeiro de 2017. Ao final do biênio, o procurador-geral de Justiça poderá ser reconduzido ao cargo por igual período, após nova processo eleitoral.
Histórico
Formado em Direito e pós-graduado em Direito Público, Alfredo Mendonça iniciou a carreira no Ministério Público Estadual de Alagoas em 8 de abril de 1996 na Promotoria de Justiça de Maravilha. Atuou como promotor em Palmeira dos Índios, Satuba, Paulo Jacinto, Quebrangulo, além de ter exercido seu ofício em várias Promotorias Especializadas da Capital e nos gabinetes da Procuradoria Geral de Justiça e da Corregedoria Geral.
Na condição de representante do MPE/AL, participou também das investigações de casos de grande repercussão no Estado, a exemplo do assassinato da ex-deputada federal Ceci Cunha (1998) e do extermínio de moradores de rua em Maceió (2010). Alfredo Gaspar de Mendonça também já compôs o Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg) e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos. Recentemente, comandou a Secretaria de Estado de Segurança Pública.
Por duas vezes, o promotor de Justiça coordenou o Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) do MPE/AL, cuja missão principal é investigar organizações criminosas ligadas a assassinatos, tráfico de drogas e armas e quadrilhas especializadas em desviar recursos públicos.
Últimas notícias
Rafael Brito celebra vitória de Lula e a garantia de investimentos na educação do país
Semana Estadual do Livro e Bibliotecas reúne programação cultural em Alagoas
HGE participa do diagnóstico e tratamento de criança de dois anos com pancreatite
Aplicativo do Programa Saúde Até Você Digital alcança mais de 140 mil consultas
Thiago Prado diz que liberar comércio na orla prejudicaria ambulantes antigos
Hemoal faz coleta de sangue e cadastro de medula óssea em centro universitário
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
Após prefeitura repor lâmpada, dono de sucata desafia moradores e arranca braço de poste
