Segurança Pública garante veracidade dos dados sobre redução da violência em AL
Estado esclareceu dúvidas sobre dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública à imprensa na manhã desta quinta-feira (3)
Em esclarecimento às dúvidas sobre os dados divulgados pelo 10° Anuário Brasileiro de Segurança Pública sobre os números de crimes violentos ocorridos em Alagoas, os secretários de Comunicação, Ênio Lins, e de Segurança Pública, Lima Júnior, receberam a imprensa em coletiva, nesta quinta-feira (3). De imediato, foi descartada qualquer tentativa, por parte do Governo, de ocultar ou dissimular informações sobre a violência no Estado.
O que acontece, na prática, segundo o secretário Lima Júnior, é uma variação na escolha de metodologias de tabulação entre cada estado do país. Em Alagoas, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) segue o padrão adotado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), no qual não são considerados os autos de resistência à prisão como partes integrantes dos índices de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI).
“Em nome do governador Renan Filho, reafirmo a completa confiança e harmonia entre o Governo, a SSP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Temos certeza que não houve má intenção ou qualquer manipulação de dados, mas apenas um problema de comunicação entre as diversas planilhas que foram colocadas”, disse Ênio Lins, ao explicar que, ao que parece, o requerimento enviado a Alagoas causou certa confusão, uma vez que no documento não constava o item de resistência à prisão e, por isso, naturalmente, foi apenas disponibilizado e não preenchido.
AL campeã de redução
Diante das diferenças de metodologia, o índice de queda de violência em Alagoas, entre os anos de 2014-2015 é estabelecido em 17,6%. Apesar da alteração, o Estado continua sendo o campeão de redução no Brasil, junto com a cidade de Maceió, que cai da primeira para a 6° colocação no ranking das capitais mais violentas do país.
“Além da confiança no trabalho da SPP, o Governo do Estado segue apoiando todas as ações e aplaudindo a redução no número de CVLI. Alagoas continua acreditando e, sobretudo, estimulando o trabalho vitorioso que tem sido feito em prol da população. Estamos muito orgulhosos do resultado; não temos nenhuma crítica sobre o que aconteceu e qualquer critério que for solicitado ao Estado será atendido com a máxima transparência”, ressalta o secretário de Comunicação.
Últimas notícias
Operação Casmurro desarticula organização criminosa ligada ao tráfico de drogas em Palmeira dos Índios
Ex-vereador é preso suspeito de tentar matar homem após colisão de veículos em Arapiraca
Acusados tentar explodir bomba em aeroporto se tornam réus no STF
Aprovado no Senado, PL da Dosimetria vai à sanção presidencial
Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira
Bolsonaro pede autorização para fazer fisioterapia na prisão
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
