Monitora Alagoas é apresentado no Fórum de Combate à Corrupção
Criado em julho deste ano pelo deputado Rodrigo Cunha, o portal Monitora Alagoas tem o objetivo de fiscalizar as ações de governo protocoladas em cartório eleitoral, ou seja, as famosas “promessas eleitorais”. Importante ferramenta de fiscalização, o Monitora contribui para que a população possa acompanhar o passo a passo dessas promessas de campanha, vendo o que foi executado, quanto falta e o que está parado, além de disponibilizar os gastos públicos e o orçamento previsto e executado pelo governo.
Nesta terça-feira (8), o deputado Rodrigo Cunha esteve presente na reunião do FOCCO- Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas e pôde apresentar aos membros presentes o que é o portal Monitora e como funciona. “O sistema do Monitora foi feito para que as pessoas possam ter interesse, cada vez mais, pelo que é público. O ato da política não acaba depois do voto, e é direito e dever do cidadão fiscalizar o gestor”, ressaltou o parlamentar.
Segundo Cunha, foi preciso ir a todas as secretarias, pessoalmente, colher as informações para o Monitora, uma vez que, após solicitação por ofício, seguindo a Lei de Acesso a Informação, apenas quatro pastas responderam.
“O Monitora é atualizado a cada dois meses, e aqui o cidadão vai encontrar a ação prometida, a versão dada pela secretaria, fotos, andamento das ações e o quanto foi gasto. Vale lembrar que o Monitora é uma plataforma colaborativa e esperamos que cidadão também seja um fiscalizador. Temos uma área chamada Fiscal Cidadão, para que as pessoas possam denunciar e prestar informações. É muito importante que a população se envolva cada vez mais na política, e nós precisamos estimular, dando recursos para que elas interajam”, destacou.
José Carlos Castro, promotor de justiça do MPE e coordenador da Comissão Executiva, destacou o sistema Monitora e lembrou da importância de se ter eficiência no gasto público. “O FOCCO está aberto ao deputado Rodrigo Cunha para que ele sempre possa apresentar suas ideias e ferramentas que contribuem para a fiscalização e o combate à corrupção”.
Últimas notícias
Mais de 147 mil Carteiras de Identidade aguardam retirada no Instituto de Identificação de Alagoas
Rede estadual abre período de matrícula para vagas remanescentes nesta quarta-feira (4)
Cobrança ilegal por concessionária é interrompida no Pilar após ação do MPAL
Criança de 5 anos é a 16ª vítima do capotamento de ônibus com romeiros na AL-220
Secult divulga resultado preliminar de habilitação do Prêmio Carnaval 2026
Sofrimento prolongado e morte: MPAL leva à Justiça dois casos extremos de maus-tratos
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
