Monitora Alagoas é apresentado no Fórum de Combate à Corrupção

Criado em julho deste ano pelo deputado Rodrigo Cunha, o portal Monitora Alagoas tem o objetivo de fiscalizar as ações de governo protocoladas em cartório eleitoral, ou seja, as famosas “promessas eleitorais”. Importante ferramenta de fiscalização, o Monitora contribui para que a população possa acompanhar o passo a passo dessas promessas de campanha, vendo o que foi executado, quanto falta e o que está parado, além de disponibilizar os gastos públicos e o orçamento previsto e executado pelo governo.
Nesta terça-feira (8), o deputado Rodrigo Cunha esteve presente na reunião do FOCCO- Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas e pôde apresentar aos membros presentes o que é o portal Monitora e como funciona. “O sistema do Monitora foi feito para que as pessoas possam ter interesse, cada vez mais, pelo que é público. O ato da política não acaba depois do voto, e é direito e dever do cidadão fiscalizar o gestor”, ressaltou o parlamentar.
Segundo Cunha, foi preciso ir a todas as secretarias, pessoalmente, colher as informações para o Monitora, uma vez que, após solicitação por ofício, seguindo a Lei de Acesso a Informação, apenas quatro pastas responderam.
“O Monitora é atualizado a cada dois meses, e aqui o cidadão vai encontrar a ação prometida, a versão dada pela secretaria, fotos, andamento das ações e o quanto foi gasto. Vale lembrar que o Monitora é uma plataforma colaborativa e esperamos que cidadão também seja um fiscalizador. Temos uma área chamada Fiscal Cidadão, para que as pessoas possam denunciar e prestar informações. É muito importante que a população se envolva cada vez mais na política, e nós precisamos estimular, dando recursos para que elas interajam”, destacou.
José Carlos Castro, promotor de justiça do MPE e coordenador da Comissão Executiva, destacou o sistema Monitora e lembrou da importância de se ter eficiência no gasto público. “O FOCCO está aberto ao deputado Rodrigo Cunha para que ele sempre possa apresentar suas ideias e ferramentas que contribuem para a fiscalização e o combate à corrupção”.
Últimas notícias

Ônibus bate em barranco e capota no Agreste pernambucano; 17 morreram

Explosões em fiação de poste assustam moradores no Centro de Maragogi

Líderes europeus reiteram apoio à Ucrânia após reunião

Lula lamenta mortos e feridos em acidente de ônibus em Pernambuco

Não ouse falar grosso com o Brasil, porque não vamos aceitar, diz Lula

Presidente do PSDB no Ceará anuncia filiação de Ciro Gomes ao partido
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
