AMA realiza reunião para apresentar política de resíduos sólidos a novos prefeitos alagoanos
Encontro acontece hoje (21), na sede da associação; Estado possui, atualmente, sete consórcios
Esclarecer a importância da cultura do tratamento de resíduos para os municípios é a pauta da reunião com os novos gestores municipais alagoanos. O encontro está marcado para esta terça-feira, dia 22 de novembro, na sede da Associação dos Municípios Alagoanos – AMA.
Esse é mais um assunto importante que a AMA apresenta aos futuros prefeitos. Hoje, o Estado possui sete consórcios que, entre outras ações, vem tentando cumprir a legislação vigente com relação ao assunto. As entidades municipalistas continuam defendendo que o governo federal apresente a fonte de financiamento para a execução dos projetos.
Na reunião desta terça, o engenheiro químico e especialista em gestão de resíduos, Paulo Mesquita, do Maranhão, vai apresentar como os novos gestores podem se integrar a esse projeto de responsabilidade com o meio ambiente e população, sobre a importância de ter uma Central de Resíduos Sólidos para destinação correta do lixo produzido, além de explicar a diferença entre lixão, aterro sanitário e aterro concentrado.
Mesquita alerta que é importante diferenciar esses conceitos e aderir a uma política que preze pelo meio ambiente. “Com um tratamento adequado, o lixo não contamina o solo, nem a fauna e a flora circunvizinha, além de não atrair pragas e animais, como: urubu, rato, cachorro”, exemplifica.
O Secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alexandre Ayres e o presidente do IMA, Gustavo Lopes participam para apresentar a política estadual de resíduos sólidos e como o governo tem sido parceiro das cidades na execução dos planos ambientais.
PPA e Previdência
Ainda na pauta da reunião assuntos importantes como o PPA e previdência. O secretário Estadual de Planejamento e Gestão, Christian Teixeira vem a AMA para mostrar aos novos prefeitos a necessidade do planejamento e os cursos disponíveis para o aprimoramento dos técnicos municipais.
Com relação a previdência, um calo para os gestores, o advogado Gustavo Moura vem falar como os municípios podem enfrentar o problema e as soluções viáveis existentes.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
