AMA realiza reunião para apresentar política de resíduos sólidos a novos prefeitos alagoanos
Encontro acontece hoje (21), na sede da associação; Estado possui, atualmente, sete consórcios

Esclarecer a importância da cultura do tratamento de resíduos para os municípios é a pauta da reunião com os novos gestores municipais alagoanos. O encontro está marcado para esta terça-feira, dia 22 de novembro, na sede da Associação dos Municípios Alagoanos – AMA.
Esse é mais um assunto importante que a AMA apresenta aos futuros prefeitos. Hoje, o Estado possui sete consórcios que, entre outras ações, vem tentando cumprir a legislação vigente com relação ao assunto. As entidades municipalistas continuam defendendo que o governo federal apresente a fonte de financiamento para a execução dos projetos.
Na reunião desta terça, o engenheiro químico e especialista em gestão de resíduos, Paulo Mesquita, do Maranhão, vai apresentar como os novos gestores podem se integrar a esse projeto de responsabilidade com o meio ambiente e população, sobre a importância de ter uma Central de Resíduos Sólidos para destinação correta do lixo produzido, além de explicar a diferença entre lixão, aterro sanitário e aterro concentrado.
Mesquita alerta que é importante diferenciar esses conceitos e aderir a uma política que preze pelo meio ambiente. “Com um tratamento adequado, o lixo não contamina o solo, nem a fauna e a flora circunvizinha, além de não atrair pragas e animais, como: urubu, rato, cachorro”, exemplifica.
O Secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alexandre Ayres e o presidente do IMA, Gustavo Lopes participam para apresentar a política estadual de resíduos sólidos e como o governo tem sido parceiro das cidades na execução dos planos ambientais.
PPA e Previdência
Ainda na pauta da reunião assuntos importantes como o PPA e previdência. O secretário Estadual de Planejamento e Gestão, Christian Teixeira vem a AMA para mostrar aos novos prefeitos a necessidade do planejamento e os cursos disponíveis para o aprimoramento dos técnicos municipais.
Com relação a previdência, um calo para os gestores, o advogado Gustavo Moura vem falar como os municípios podem enfrentar o problema e as soluções viáveis existentes.
Últimas notícias

Após mais de 20 anos, Mister Caldo encerra atividades em Arapiraca

Prefeitura de Feira Grande realiza tradicional entrega do peixe da Semana Santa

Programa Pesquisa para o SUS terá edital com R$ 6 milhões

Deputado Alexandre Ayres cobra penas mais duras e critica uso político do caso Ana Beatriz: “Não é hora de oportunismo”

Homem é preso por descumprir medida protetiva de urgência, em Penedo

Produtos artesanais ganham novo espaço de exposição e vendas em shopping de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
