Maceió tem nível de chuva 56% abaixo da média prevista para 2016
Acumulado foi menor do que o esperado, segundo relatório da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) divulgou o balanço de 2016 em relação a quantidade de chuva esperada para o ano. De acordo com a média climatológica (1961-1990), todos os anos em Maceió é esperado que chova cerca de 2070,70mm. No período do inverno a quantidade estimada é de aproximadamente 1256,20mm.
Este ano, de janeiro a novembro, o acumulado foi menor do que o esperado, ou seja, o nível de chuva foi 56% abaixo do aguardado para o ano. Até aqui o registro é de 882,70mm. Com a chegada do verão, a tendência é que esse percentual aumente um pouco mais, já que não se tem previsão de chuva para os próximos dias.
“Durante o período chuvoso, que é cerca de 60% do total de volume de chuva para o ano todo em Maceió, tivemos em 2016 apenas 546,20mm, o que contabiliza 56% a menos que o esperado, de acordo com a média climatológica. Este índice pluviométrico do corrente ano foi calculado a partir da média de dados de 14 pluviômetros que estão espalhados pelas áreas de risco de Maceió”, explicou Dinário Lemos, coordenador da Defesa Civil Municipal.
Esses dados ajudam a Comdec na prevenção de acidentes em algumas áreas de risco, já que com eles o órgão pode monitorar o volume de chuva em determinada localidade de risco onde se encontra o pluviômetro. Porém, a principal informação referente à prevenção de acidentes vem da Sala de Alerta, que envia o aviso de forma antecipada, com alertas meteorológicos, informando a intensidade da chuva e quando ela se aproxima.
“Este aviso é de extrema importância para a Defesa Civil quando se trata da prevenção de desastres naturais. Além do monitoramento hidrometeorológico que o órgão realiza desde 2010, alertando sobre riscos de enchentes nas bacias do Rio Mundaú e Paraíba”, finalizou o coordenador.
Últimas notícias

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
