Polícia

PF apreende a maior quantidade de ecstasy da história de Pernambuco

Por Redação com Agência Brasil 15/12/2016 18h06
PF apreende a maior quantidade de ecstasy da história de Pernambuco
45 mil pílulas de ecstasy foram apreendidos em aeroporto de PE - Foto: Joseph Eid/AFP)

A Polícia Federal (PF) em Pernambuco fez a maior apreensão de ecstasy (droga sintética ilegal) da história do estado e a maior do Nordeste dos últimos cinco anos, segundo a corporação. O flagrante ocorreu no Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre, por volta das 23h de ontem (14).

A apreensão aconteceu em fiscalização de rotina para repressão de tráfico internacional no aeroporto. A droga foi encontrada na bagagem de uma cabeleireira de 25 anos residente da cidade de Cambui (MG), que não tem antecedentes criminais. De acordo com nota divulgada pela PF, a suspeita surgiu a partir do comportamento da jovem, que estaria nervosa durante o desembarque.

Ainda segundo a nota, ao analisar as duas malas da cabeleireira em um aparelho de raio x, foram constatados fundos falsos onde os comprimidos estavam escondidos em embalagens retangulares. O peso bruto do material foi 13,6 quilos (kg). Foram apreendidas 45 mil pílulas de ecstasy.

A PF informou que, em seu depoimento, a cabeleireira disse que aceitou uma proposta de R$ 30 mil, feita por uma pessoa não identificada de São Paulo, para transportar a droga porque estaria passando por dificuldades financeiras. Ela tem um filho de 8 anos.

A cabelereira saiu de São Paulo e foi para Lisboa, e em seguida para Amsterdã. Na capital holandesa, a acusada relatou aos policiais ter encontrado uma pessoa desconhecida que entregou as malas já preparadas com os fundos falsos.

A jovem, presa em flagrante por tráfico internacional de drogas, passou por audiência de custódia nesta tarde e foi encaminhada à Colônia Penal Feminina do Recife (antigo Bom Pastor). Se for condenada, ela poderá cumprir pena de 5 a 20 anos de prisão.

Apreensões

Esta é a 29ª apreensão de drogas que a PF faz em Pernambuco no ano de 2016, com 36 pessoas (27 homens e 9 mulheres) presos. Do total de apreensões, 14 foram feitas no Aeroporto dos Guararapes, com 14 presos (nove homens e cinco mulheres).

Usado muitas vezes como ponto de parada na rota internacional de tráfico de drogas, no terminal aeroportuário foram apreendidos, este ano, 26 kg de haxixe, 13,7 kg de cocaína, 6,1 kg de metanfetamina e 25,1 kg de ecstasy.