Trabalhador já pode sacar dinheiro de contas inativas do FGTS; saiba como realizar a consulta do saldo
Os trabalhadores poderão sacar todo o dinheiro que têm em contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). A mudança foi anunciada nesta quinta-feira (22) pelo presidente Michel Temer e ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Curador do FGTS. A medida tem potencial de injetar R$ 30 bilhões na economia, estimou o presidente.
O saldo das contas inativas é o dinheiro do trabalhador que algum dia pediu demissão e não teve o direito de sacar o FGTS naquele momento.
Temer confirmou que o trabalhador poderá sacar todo o dinheiro que estiver disponível. No entanto, a maioria das contas inativas de FGTS (cerca de 86%, segundo Temer) tem pouco mais de um salário mínimo.
Como consultar seu saldo?
O trabalhador pode consultar o saldo vinculado à conta do FGTS no site da caixa, tanto por computador, como por celular, aplicativo, e também por e-mail.
Para consultar no site da caixa , o cidadão precisa informar o Pis/Pasep e uma senha cadastrada por ele. Há ainda a opção para receber o saldo mensal da conta por e-mail. Basta que o trabalhador acesso o site da caixa , informe seu Pis/Pasep e senha cadastrada e clique na opção para passar a receber por e-mail. Do mesmo modo, pode ser feito para receber a opção por via SMS no celular. No entanto, para esta opção, o cidadão não receberá o extrato bimestral em papel, mas continuará a receber o anual normalmente.
Para aplicativo, a ferramenta já está disponível para download gratuito nos celulares Android, iOs e Windows, que pode ser feito aqui.