Prédio centenário da Educação será reinaugurado nesta segunda-feira (30)
Um dos principais patrimônios da Educação alagoana está de cara nova. Após passar por um período de reformas, a sede da 1ª Gerência Regional de Educação (Gere), na Rua Epaminondas Gracindo, Pajuçara, será reinaugurada nesta segunda-feira (30), às 10h, pelo governador Renan Filho e o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa.
O prédio, que este ano completa 100 anos, foi fundado em 14 de julho de 1917, abrigou, até o ano de 2005, o antigo Grupo Escolar Diegues Junior, um dos primeiros grupos escolares do Estado de Alagoas – o outro seria o Grupo Escolar Dom Pedro II, no Centro de Maceió, onde hoje funciona a Academia Alagoana de Letras.
De 2005 até 2015, sediou a 13ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e, nos últimos dois anos, abriga a 1ª Gere.
Djaci Magalhães, superintendente de Engenharia e Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) enumera os serviços empreendidos para a recuperação do prédio histórico.
“Fizemos a recuperação geral do espaço, que ganhou nova pintura, cobertas, forro, instalações hidráulicas e elétricas e jardim. Tudo feito de forma a preservar as características originais do prédio, que é um patrimônio não só do município de Maceió, mas do Estado de Alagoas”, frisa Djaci.
Espaço mais digno
O gerente da 1ª Gere, Roberval Ferreira, conta que a recuperação do espaço veio na hora certa. Com a fusão das antigas 1ª e 13ª CREs na 1ª Gere, o órgão passou a ser responsável por 53 escolas estaduais de toda a Baixa Maceió, Jacintinho, Barro Duro, Feitosa, Litoral Norte e os municípios de Marechal Deodoro e Paripueira.
“Fora isso, somos a Gere do Sistema em Maceió, o que significa dizer que promovemos articulação e abrigamos documentação relativa a escolas das redes privada e municipal. Atendemos mais de 370 escolas particulares de Maceió, fora toda a documentação de colégios extintos da capital. Daí a importância desta reforma, que recuperou espaços ociosos e transformou a Gere em um espaço acolhedor, tanto para as pessoas que nela trabalham como para a população em geral que faz uso de nossos serviços”, avalia Ferreira.
Últimas notícias
França: 11 suspeitos são presos de morte de militante de ultradireita
Comoção marca sepultamento de Edlúcio Donato, liderança do Podemos em Maceió
Deputados retomam trabalho na Assembleia Legislativa com foco nas urnas
Arapiraquense necessita de doações de sangue para conseguir passar por cirurgia cardíaca em Maceió
Presidente do Solidariedade entra na briga por cadeira na Câmara Federal
Vereador articula sessão para debater Plano Diretor e conter avanço imobiliário em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
