Saúde

Hemoal e Hemoar realizam campanha de doação de sangue para o Carnaval

Ação vai até sexta (24) e visa atender demanda de transfusões durante o feriadão

Por Redação com assessoria 17/02/2017 14h02
Hemoal e Hemoar realizam campanha de doação de sangue para o Carnaval
Equipe do Hemoal já está em clima de Carnaval para a campanha da próxima semana - Foto: Carla Cleto

“Doe Sangue e Compartilhe Alegria”. Com esse slogan, os Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) iniciam, na segunda-feira (20), mais uma Campanha de Carnaval. A ação, que visa estabilizar o estoque de sangue da Hemorrede Pública de Alagoas, representa uma medida preventiva e vai ocorrer até a sexta-feira (24). 

Com duração de cinco dias, a campanha mobilizará toda a equipe multidisciplinar do Hemoal e Hemoar – médicos, enfermeiros, assistentes sociais, além de técnicos e auxiliares de enfermagem. Isso porque, durante os quatro dias de Carnaval, a demanda de transfusões duplica, principalmente no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, que consome mais de 65% do sangue coletado no Hemoal.

Durante toda a semana, o Hemoal Trapiche, localizado próximo ao Estádio Rei Pelé, irá funcionar das 7h às 18h. Já o Hemoal Farol, situado no Hospital do Açúcar, vai atender das 8h às 11h30. Em Arapiraca, as doações podem ser realizadas no Hemoar, na Rua Dr. Geraldo Barbosa, no Centro da cidade. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Critérios para doação

Para se candidatar à doação de sangue, os candidatos devem ter no mínimo 16 anos de idade, peso igual ou superior a 50 quilos e portar um documento de identificação com foto. Além destes pré-requisitos, os voluntários não podem ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, após o dez anos, hepatite.

É indispensável, ainda, que compareçam ao Hemoal ou Hemoar bem alimentados. Em se tratando das gestantes e lactantes não é permitida a doação e, no caso dos doadores, que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres.

Doe +

Os voluntários também podem agendar a suas doações no Hemoal Trapiche. Para isso, é necessário utilizar o aplicativo Doe +, que é disponibilizado gratuitamente para celulares android e IOS e pode ser baixado pela plataforma Google Play. 

Ele apresenta uma série de ferramentas que irão possibilitar a interação e disseminação dos pré-requisitos para se tornar um doador voluntário de sangue. “No entanto, a grande novidade do programa, é possibilitar que qualquer alagoano possa marcar a sua doação de sangue, no dia e hora de preferência do voluntário, além de ser informado sobre o estoque e locais de coletas externas”, salientou a gerente do Hemoal, Verônica Guedes.