Alagoas

Campanha Abril Verde de prevenção de acidentes de trabalho é lançada em ato

Por Laíse Teixeira com Assessoria 03/04/2017 08h08
Campanha Abril Verde de prevenção de acidentes de trabalho é lançada em ato
Cruzes na prais de Pajuçara marcam lançamento de campanha de prevenção a acidentes de trabalho - Foto: Ivanildo Ribeiro - Cortesia

A Auditoria Fiscal do Trabalho participou na manhã desta segunda-feira (03), na praia de Pajuçara, em Maceió, de um ato que marca o início da campanha Abril Verde.

O movimento Abril verde foi uma iniciativa do Sindicato dos Técnicos em Segurança do Trabalho do Estado do Pará e tem como objetivo trazer à sociedade a questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro, reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, além mobilizar o envolvimento da sociedade, dos órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para prevenir e alertar sobre os problemas que ocorrem no mundo do trabalho e em decorrência do mesmo.

Segundo o auditor-fiscal do trabalho, Elton Machado, os acidentes de trabalho são mais comuns do que se imagina, tanto do ponto de vista social quanto econômico. “Em Alagoas os setores campões de acidentes de trabalho são o sucroalcooleiro, setor hospitalar e construção civil, mas em termos de mais graves e fatais, a cana-de-açúcar e o setor da construção civil são recordistas”, disse Machado.

Ainda para o auditor-fiscal, o empregador tem que se conscientizar que o gasto que é realizado em segurança do trabalho é investimento. “É preciso adotar programas sérios, honestos e de gestão em segurança de saúde e oferecer meios para os funcionários possam realizar seus trabalhos com tranquilidade”, falou Elton Machado.

Elton Machado disse que a programação deste Abril verde tem palestras, seminários e outros eventos. “Hoje começamos o ato com a colocação de 200 cruzes marcando as vítimas de acidente de trabalho, mas teremos um seminário em Arapiraca no dia sete de abril e dia 24 é a vez de Maceió receber as palestras, além disso, alguns prédios estarão iluminados com luzes verdes”, finalizou o auditor fiscal.

O Movimento Abril Verde é resultado de uma parceria entre o Serviço Social dá Industria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Sindicato Nacional do Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait/AL), Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), Ministério Público do Trabalho (MPT), Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi), Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon), Serviço Social do Comércio (Sesc), Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de Alagoas (Sintestal) e o Grupo Prevencionistas.

Abril Verde - No dia 28 de abril, pessoas de todo o mundo celebram o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”. A data foi instituída por iniciativas de sindicatos canadenses e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei No. 11.121, criando o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.