Artesãos alagoanos comercializam 80 mil em feira nacional
Homenageado da feira, o Estado de Alagoas levou treze associações e artesãos, selecionados por edital
Uma surpresa boa. É assim que os artesãos alagoanos avaliam a participação no 9º Salão do Artesanato, realizado em Brasília. Homenageando o Estado, esta edição teve as peças do artesanato alagoano como destaque durante todo o evento, atingindo a marca de R$ 80 mil em vendas e encomendas realizadas entre os dias 29 de março e 2 de abril.
No estande de 102 m² - maior espaço da feira, dedicado ao estado homenageado - foram expostos e comercializados produtos como a renda filé, bordados, peças feitas da fibra da bananeira, amor caseado e esculturas em madeira. Treze associações e artesãos selecionados por meio de edital participaram do evento.
Para a artesã Solange Arruda, que participa da feira pela primeira vez, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), fazer parte do 9º Salão do Artesanato abriu portas para outras oportunidades de divulgação de seu trabalho.
“Para mim foi uma experiência muito rica por vários motivos. Um deles é a oportunidade de expor com outros artesãos, pelo nível de qualidade dos produtos e pelo relacionamento entre a gente. As vendas também me surpreenderam e o estande estava lindo, vendável e voltado para a comercialização. Além disso, eu já tinha estado em Brasília, mas já havia dois anos que não expunha aqui. Acabei revendo compradores e fazendo novos contatos, recebendo o convite para expor minhas peças em uma galeria local”, afirmou Solange Arruda.
De acordo com a gerente de Design e Artesanato da Sedetur, Daniela Vasconcelos, o fato de Alagoas ser o estado homenageado gerou uma divulgação midiática maior sobre a participação no evento.
"A divulgação sobre a feira sempre colocava Alagoas em destaque, permitindo que muitos alagoanos residentes em Brasília aproveitassem o evento para comprar, orgulhosamente, produtos artesanais de sua terra, nutrindo, entre eles, o sentimento de pertencimento", ressaltou Daniela Vasconcelos.
A feira
O Salão do Artesanato é um dos maiores eventos de artesanato do país. Reunindo vários estados brasileiros, tem apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), vinculado à Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa da Secretaria de Governo da Presidência da República, da Secretaria de Turismo do GDF, do Sesc/DF e patrocínio cultural do BRB.
Segundo informações da organização do evento, mais de 60 mil pessoas visitaram a feira organizada em um espaço de 19 mil metros quadrados, com trabalhos de 1.500 artesãos de vários locais do Brasil.
Últimas notícias
Candidata de Lula,Teca Nelma é a aposta da esquerda para a Assembleia
Renato Filho e Fátima Canuto mobilizam Pilar em grande carreata da campanha
Em vídeo, JHC cita passado de Renan com Lula e Dilma e chama senador de 'oportunista'
Lula cita Delmiro Gouveia em entrevista ao Flow Podcast
Motociclista morre ao sofrer acidente na rodovia AL-110 em São Sebastião
Incêndio atinge sala de aula de escola no bairro Canafístula, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Severino Pessoa anuncia a liberação de R$ 2,8 milhões para a saúde de Batalha
