Itamaratay condena novo teste nuclear feito pela Coreia do Norte

O Brasil "condenou veementemente" o novo teste nuclear feito pela Coreia do Norte neste domingo (3). "O exercício militar que teria envolvido a detonação de bomba de hidrogênio constitui inaceitável ato de desestabilização da segurança na região", diz nota do Itamaraty.
O governo brasileiro afirmou que reitera seu apoio às resoluções aprovadas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas e defende o cumprimento das normas pela Coreia do Norte. Segundo o Itamaraty, é fundamental que se restabeleçam as condições para negociações de paz na península coreana.
"O Brasil foi um dos líderes das negociações que resultaram na recente adoção, no âmbito da Organização das Nações Unidas, do Tratado de Proibição de Armas Nucleares. O uso pacífico da tecnologia nuclear é compromisso expresso na Constituição Federal do país", diz a nota.
O novo teste foi executado por ordem direta do líder Kim Jong-un, segundo a televisão estatal norte-coreana.
Condenação internacional
O teste nuclear também foi condenado pela comunidade internacional. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que "as palavras e as ações da Coreia do Norte continuam sendo muito hostis e perigosas aos EUA".
A União Europeia chamou de "grave provocação" o teste, e acrescentou que se trata de uma nova violação "direta e inaceitável" das obrigações internacionais de Pyongyang.
Últimas notícias

Gabriel Vilhena se pronuncia após ser acusado de agredir dentista

Americana lucra R$ 20 mil por mês vendendo leite materno para atletas

Agora, Instagram permite repostar publicações no feed: veja como funciona

Polícia Civil apreende grande quantidade de cigarros eletrônicos em operação na capital

Associações de Proteção Patrimonial de todo o estado desembarcam em Arapiraca nesta sexta (08)

Rica de Marré traz coleção inédita com peças de até R$ 60 nesta sexta (8) e sábado (9)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
