Itamaratay condena novo teste nuclear feito pela Coreia do Norte
O Brasil "condenou veementemente" o novo teste nuclear feito pela Coreia do Norte neste domingo (3). "O exercício militar que teria envolvido a detonação de bomba de hidrogênio constitui inaceitável ato de desestabilização da segurança na região", diz nota do Itamaraty.
O governo brasileiro afirmou que reitera seu apoio às resoluções aprovadas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas e defende o cumprimento das normas pela Coreia do Norte. Segundo o Itamaraty, é fundamental que se restabeleçam as condições para negociações de paz na península coreana.
"O Brasil foi um dos líderes das negociações que resultaram na recente adoção, no âmbito da Organização das Nações Unidas, do Tratado de Proibição de Armas Nucleares. O uso pacífico da tecnologia nuclear é compromisso expresso na Constituição Federal do país", diz a nota.
O novo teste foi executado por ordem direta do líder Kim Jong-un, segundo a televisão estatal norte-coreana.
Condenação internacional
O teste nuclear também foi condenado pela comunidade internacional. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que "as palavras e as ações da Coreia do Norte continuam sendo muito hostis e perigosas aos EUA".
A União Europeia chamou de "grave provocação" o teste, e acrescentou que se trata de uma nova violação "direta e inaceitável" das obrigações internacionais de Pyongyang.
Últimas notícias
Assembleia Legislativa convoca eleição para 1º vice-presidente da Mesa Diretora
OAB acompanha caso de advogado suspeito de golpes milionários em Alagoas
Luciano Barbosa mantém diálogo com Renan Filho apesar de Lucas Barbosa no PSDB
Quem integrou a comitiva de JHC em Brasília para reunião com cúpula do PSDB nacional
Senadores alagoanos devem jantar com Lula para acertar aprovação de Messias ao STF
Audiência sobre tragédia na Lagoa Mundaú é adiada por ausência do Ministério Público
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
