Guardas municipais de Maceió se capacitam para uso de arma de fogo
Guarda Municipal inicia curso para instrução de tiro com a PF
Nesta sexta-feira (27), trinta agentes da Guarda Municipal de Maceió irão concluir o curso de instrução de armamento e tiro, ministrado pela Polícia Federal (PF), em Jaraguá. O curso foi iniciado no último dia 23, com conteúdos teóricos ministrados na sede da PF e o treinamento prático no estande de tiro do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar do Estado de Alagoas (Bope).
De acordo com o gestor da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária (Semscs), coronel Ivon Berto, a iniciativa é fundamental para a segurança comunitária na capital alagoana. “Essa sempre foi uma prioridade da gestão. Vamos buscar subsídios, em parceria com o Sindguarda, para a realização de novas turmas ainda este ano, até que todos os mais de 700 guardas estejam formados”, garantiu o coronel.
Segundo a Semscs, o objetivo geral da iniciativa é desenvolver competências, habilidades e atitudes para manejar e utilizar os revólveres, em defesa própria ou de terceiros, por meio de uso correto, seguro e eficaz da arma no desempenho de atividades funcionais.
Ao término do curso, os alunos vão passar por uma avaliação final, com aplicação de teste, conforme cartilha de armamento e tiro, na modalidade Porte de Arma Funcional. A realização é para atender o parágrafo 3º da lei federal 10.826/2003, que condiciona a autorização para o porte de arma de fogo das guardas municipais – entre outras obrigatoriedades – à formação funcional de seus integrantes em estabelecimentos de ensino de atividade policial e à existência de mecanismos de fiscalização e de controle interno.
Carlos Pisca, do Sindguarda, reconheceu a importância desse momento para a categoria. “Essa iniciativa vai trazer benefícios para a população, patrimônio público de Maceió e também para a segurança do próprio guarda municipal durante seu trabalho”, disse.
Os conteúdos vão abordar, ainda, sobrevivência, procedimentos e regras de segurança em meio urbano, prática no uso dos revólveres, fundamentos e particularidades do tiro defensivo.
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
