Religiosos de matriz africana clamam por paz e respeito na Lavagem do Senhor do Bonfim
Revoada de pombos e queima de fogos fizeram parte da cerimônia em homenagem a Oxalá
A Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) apoiou, nesse domingo (14), a 18ª edição da Lavagem do Senhor do Bonfim, que visa disseminar o respeito e a paz, e combater a intolerância religiosa e o preconceito.
A tradicional lavagem do pátio da igreja, que é idealizada pela Casa de Iemanjá e realizada pela Rede Alagoana de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, teve início na Rua São João, no bairro do Jacintinho, em Maceió, e seguiu para a igreja do Nosso Senhor do Bonfim, no Poço.
Durante a celebração em homenagem a Oxalá, além da queima de fogos e da revoada de pombos, os religiosos realizaram a lavagem do pátio da Igreja com água, flores e perfumes, que simbolicamente têm o efeito de purificação.
O babalorixá Pai Célio, da Casa de Iemanjá, um dos responsáveis pela organização do evento, falou um pouco do ritual. “A água, para nós, é um elemento sagrado e lavar o pátio da igreja é um ato simbólico que representa purificação”, explicou o babalorixá.
A secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Claudia Simões, ressaltou a importância do momento. “É uma linda cerimônia. Estamos reunidos, mais um ano, em harmonia, para promover a paz e o respeito, e combater a intolerância, em todas as suas formas”, finalizou a secretária.
Últimas notícias
Homem é preso suspeito de invadir casa e matar mulher na frente dos filhos em Traipu
Justiça Federal mantém prisão de Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master
Artistas igacienses ganham destaque nacional após aparição com Carlinhos Maia
Acesso ao Aldebaran pela Avenida Menino Marcelo é interditado para troca de postes
Casal mantém atendimento digital durante o feriado da Consciência Negra
Previsão do tempo é para sol predominante no feriado da Consciência Negra
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
