Religiosos de matriz africana clamam por paz e respeito na Lavagem do Senhor do Bonfim
Revoada de pombos e queima de fogos fizeram parte da cerimônia em homenagem a Oxalá

A Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) apoiou, nesse domingo (14), a 18ª edição da Lavagem do Senhor do Bonfim, que visa disseminar o respeito e a paz, e combater a intolerância religiosa e o preconceito.
A tradicional lavagem do pátio da igreja, que é idealizada pela Casa de Iemanjá e realizada pela Rede Alagoana de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, teve início na Rua São João, no bairro do Jacintinho, em Maceió, e seguiu para a igreja do Nosso Senhor do Bonfim, no Poço.
Durante a celebração em homenagem a Oxalá, além da queima de fogos e da revoada de pombos, os religiosos realizaram a lavagem do pátio da Igreja com água, flores e perfumes, que simbolicamente têm o efeito de purificação.
O babalorixá Pai Célio, da Casa de Iemanjá, um dos responsáveis pela organização do evento, falou um pouco do ritual. “A água, para nós, é um elemento sagrado e lavar o pátio da igreja é um ato simbólico que representa purificação”, explicou o babalorixá.
A secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Claudia Simões, ressaltou a importância do momento. “É uma linda cerimônia. Estamos reunidos, mais um ano, em harmonia, para promover a paz e o respeito, e combater a intolerância, em todas as suas formas”, finalizou a secretária.
Últimas notícias

Duas pessoas ficam feridas após carro bater em árvore em Coruripe

Empresário, filho de ex-prefeito desaparece em São José da Tapera

Shoppings de Maceió registram alto movimento às vésperas do Dia das Mães

Alagoas ganha novo voo regular de Buenos Aires para temporada 2025/2026

Motociclista morre após colidir contra poste na AL-485, em Feira Grande

Homem pede para dormir na casa de amiga e tenta abusar sexualmente dela, em Penedo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
