Gestores se reúnem para discutir segurança na Ufal
Após duas ocorrências dentro do campus A.C. Simões nas últimas semanas, membros do Grupo de Trabalho (GT) Interno de Segurança se reuniram na última sexta-feira (2) para averiguar a situação e reforçar as ações preventivas na universidade. Apesar do curto espaço de tempo entre os assaltos, a gestão esclarece que ações criminosas dentro da Ufal são pontuais.
Algumas ações de curto prazo já foram colocadas em prática, como o reforço das rondas nas áreas mais afastadas e, consequentemente, mais vulneráveis. Além disso, a melhoria da iluminação nas áreas internas e externas dos blocos foi proposta na ocasião e existe a previsão de que o sistema de câmeras de segurança, que passa por um processo de modernização, seja instalado até o mês de abril.
Durante a reunião, também foi apresentado o plano de ações para a construção da nova Política de Segurança da Ufal. A primeira etapa, já concluída, foi o diagnóstico geral realizado em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe). As próximas envolvem a análise e discussão dos dados obtidos e, a partir disso, a proposição de soluções, sendo o processo finalizado pela submissão e aprovação do Consuni.
De acordo com Flávio José Domingos, Pró-reitor de Gestão Institucional, a situação já está sendo analisada e, caso seja necessário, os contratos de segurança particular podem ser aditados. Outras medidas que demandam custos orçamentários altos, como a redefinição de projetos arquitetônicos para aumentar a segurança, também passarão por análise e deliberação.
Em conjunto com essas ações, reforços de ronda, no entorno da universidade, durante o horário de saída dos alunos estão sendo combinados com a Polícia Militar.
“É necessário fortalecer também vínculos com as comunidades do entorno para que elas se sintam parte da Ufal e, com isso, ajudem a cuidar da universidade. Já fazemos isso com os projetos de extensão e pretendemos expandir essas ações. Essa é uma maneira eficaz, a longo prazo, de abordar a questão da segurança na universidade”, acrescentou a reitora Valéria Correia.
Veja também
Últimas notícias
Carlos Bolsonaro é eleito senador por Santa Catarina
MT reelege Otaviano Pivetta como governador no primeiro turno
Arthur Henrique é eleito governador de Roraima no primeiro turno
Marcos Rogério é eleito governador de Rondônia no primeiro turno
Eduardo Riedel é eleito governador de MS no primeiro turno
Lucas Ribeiro é reeleito governador da Paraíba no primeiro turno
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Severino Pessoa anuncia a liberação de R$ 2,8 milhões para a saúde de Batalha
