?IMA pode autuar e interditar barracas de praia em Coruripe, decide Justiça

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) poderá continuar autuando e realizando interdições nas barracas situadas na Lagoa do Pau, em Coruripe. A decisão é do juiz Nelson Fernando de Medeiros Martins, da 2ª Vara da Comarca, que negou, nesta quinta-feira (15), liminar em favor do município.
O município ajuizou ação civil pública alegando que, em virtude da falta de licença ambiental, o IMA vem fiscalizando, autuando e interditando bares e restaurantes da localidade. Sustentou ainda que o órgão não tem competência para isso, uma vez que as barracas se encontram em terras da União.
Afirmou também que os empreendimentos estão instalados na Lagoa do Pau há mais de 40 anos, sendo patrimônio do turismo e lazer da população, movimentando a economia local e empregando 420 pessoas, direta e indiretamente.
Na decisão, o juiz Nelson Martins citou a lei complementar nº 140/2011, na qual não consta como competência da União o licenciamento e a fiscalização ambiental de empreendimentos como barracas de praia. “Considerando a presunção de legalidade inerente aos atos administrativos e não havendo elemento em sentido contrário, é razoável entender que o Estado agiu dentro de sua competência supletiva”, explicou.
O magistrado determinou que fosse dado ciência ao Ministério Público do Trabalho, em razão da relevância do tema, especificamente no que diz respeito às relações de emprego. “Dê-se ciência dos termos desta ação ao Ministério Público do Trabalho, para que, em havendo possibilidade de composição ambiental, e se assim entender, participe da elaboração dos respectivos termos, ou, caso contrário, para que, entendendo pertinente, acautele os direitos dos trabalhadores mediante procedimento específico”.
Veja também
Últimas notícias

General classifica sanção dos EUA a Moraes como “vergonha global”

Justiça determina suspensão de investigações sobre Samir Xaud, presidente da CBF

Após sanção dos EUA, Lula e Janja recebem ministros do STF no Alvorada

Governo Trump justifica sanções citando censura de Moraes a cidadãos e empresas dos EUA

Homem que deu 60 socos na namorada pede cela isolada: “Preservar vida”

Agricultores de Matriz de Camaragibe participam de palestra sobre empreendedorismo sustentável no segmento de alimentos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
