?IMA pode autuar e interditar barracas de praia em Coruripe, decide Justiça
O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) poderá continuar autuando e realizando interdições nas barracas situadas na Lagoa do Pau, em Coruripe. A decisão é do juiz Nelson Fernando de Medeiros Martins, da 2ª Vara da Comarca, que negou, nesta quinta-feira (15), liminar em favor do município.
O município ajuizou ação civil pública alegando que, em virtude da falta de licença ambiental, o IMA vem fiscalizando, autuando e interditando bares e restaurantes da localidade. Sustentou ainda que o órgão não tem competência para isso, uma vez que as barracas se encontram em terras da União.
Afirmou também que os empreendimentos estão instalados na Lagoa do Pau há mais de 40 anos, sendo patrimônio do turismo e lazer da população, movimentando a economia local e empregando 420 pessoas, direta e indiretamente.
Na decisão, o juiz Nelson Martins citou a lei complementar nº 140/2011, na qual não consta como competência da União o licenciamento e a fiscalização ambiental de empreendimentos como barracas de praia. “Considerando a presunção de legalidade inerente aos atos administrativos e não havendo elemento em sentido contrário, é razoável entender que o Estado agiu dentro de sua competência supletiva”, explicou.
O magistrado determinou que fosse dado ciência ao Ministério Público do Trabalho, em razão da relevância do tema, especificamente no que diz respeito às relações de emprego. “Dê-se ciência dos termos desta ação ao Ministério Público do Trabalho, para que, em havendo possibilidade de composição ambiental, e se assim entender, participe da elaboração dos respectivos termos, ou, caso contrário, para que, entendendo pertinente, acautele os direitos dos trabalhadores mediante procedimento específico”.
Veja também
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
