[Vídeo] "Tornado de fogo" assusta moradores de cidade de Minas Gerais
Bombeiros alertam que é preciso manter distância para garantir a segurança
![[Vídeo] 'Tornado de fogo' assusta moradores de cidade de Minas Gerais](https://img.7segundos.com.br/1w5N4n3yJNktWopnjSj-F6lYun0=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/107472-20180921094308219651e_jpg.jpeg)
Um fenômeno natural e potencialmente perigoso assustou moradores de Nova Ponte, no Alto Paranaíba, região que, junto ao Triângulo Mineiro, vem sofrendo com incêndios nas últimas semanas. Um tornado se formou em uma área em chamas em uma fazenda da região. O Corpo de Bombeiros alerta que é preciso manter distância quando isso ocorrer.
O fenômeno foi registrado na Fazenda Caxuana em 3 de setembro, mas as imagens só foram divulgadas agora. O major Anderson Passos, comandante do 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Uberaba, que atende a região, esse tipo de tornado se forma em condições climáticas severas. “O vento é muito forte, a temperatura é muito alta e o tempo muito seco. Não há o que fazer (para combater o tornado)”, explica. “Não é um 'tornado de fogo'. Tecnicamente falando, é um tornado que passa por uma área que está incendiada. Então, ele suga o fogo para cima com a vegetação também”.
O militar alerta que as pessoas não devem se aproximar do tornado. “É manter a distância porque o comportamento de um tornado é errático e muito repentino, tanto a formação quanto o seu final. Ele termina como começou, de repente. Pode durar alguns segundos, ao contrário de um furacão que é um fenômeno de uma magnitude muito maior que pode ser monitorado ao longo de várias semanas, por exemplo”, detalha o major Passos.
Os bombeiros explicou que a área atingida pelo incêndio ainda tinha árvores de pé, o que provocou um “incêndio de copa”. O fogo avançou durante a noite. “Nesse incêndio queimaram milhares de hectares de pinus e de cana também. O prejuízo é milionário da fazenda de cana, da fazenda de pinus, eucalipto e outras plantações. Muitas monoculturas. São fazendas muito grandes de uma plantação sol”, informou.
Veja também
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
