[Vídeo] "Tornado de fogo" assusta moradores de cidade de Minas Gerais
Bombeiros alertam que é preciso manter distância para garantir a segurança
![[Vídeo] 'Tornado de fogo' assusta moradores de cidade de Minas Gerais](https://img.7segundos.com.br/1w5N4n3yJNktWopnjSj-F6lYun0=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/107472-20180921094308219651e_jpg.jpeg)
Um fenômeno natural e potencialmente perigoso assustou moradores de Nova Ponte, no Alto Paranaíba, região que, junto ao Triângulo Mineiro, vem sofrendo com incêndios nas últimas semanas. Um tornado se formou em uma área em chamas em uma fazenda da região. O Corpo de Bombeiros alerta que é preciso manter distância quando isso ocorrer.
O fenômeno foi registrado na Fazenda Caxuana em 3 de setembro, mas as imagens só foram divulgadas agora. O major Anderson Passos, comandante do 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Uberaba, que atende a região, esse tipo de tornado se forma em condições climáticas severas. “O vento é muito forte, a temperatura é muito alta e o tempo muito seco. Não há o que fazer (para combater o tornado)”, explica. “Não é um 'tornado de fogo'. Tecnicamente falando, é um tornado que passa por uma área que está incendiada. Então, ele suga o fogo para cima com a vegetação também”.
O militar alerta que as pessoas não devem se aproximar do tornado. “É manter a distância porque o comportamento de um tornado é errático e muito repentino, tanto a formação quanto o seu final. Ele termina como começou, de repente. Pode durar alguns segundos, ao contrário de um furacão que é um fenômeno de uma magnitude muito maior que pode ser monitorado ao longo de várias semanas, por exemplo”, detalha o major Passos.
Os bombeiros explicou que a área atingida pelo incêndio ainda tinha árvores de pé, o que provocou um “incêndio de copa”. O fogo avançou durante a noite. “Nesse incêndio queimaram milhares de hectares de pinus e de cana também. O prejuízo é milionário da fazenda de cana, da fazenda de pinus, eucalipto e outras plantações. Muitas monoculturas. São fazendas muito grandes de uma plantação sol”, informou.
Veja também
Últimas notícias

Prisão é o fim da minha vida, estou com 70 anos, diz Bolsonaro

Sequestrador de Ingrid Vitória morre após reagir a abordagem policial

Com aprovação de 85% da população, educação pública de Alagoas avança com investimentos

Faculdade de Direito da Ufal emite nota sobre golpes com nomes de advogados do Emaj

Colisão entre moto e cachorro deixa homem ferido na Av. Durval de Góes Monteiro

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 40 milhões
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
