Segundo dia de provas tem melhor aplicação desde 2009
O Enem registrou, no segundo dia de prova, 1.610.681 ausências
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 teve a melhor aplicação desde 2009, quando assumiu o formato atual. Neste domingo (11) foram aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza sem ocorrências. Pela primeira vez não será necessária uma reaplicação de prova em função de problemas logísticos e de aplicação.
Este ano o Enem estreia um processo sistematizado pelo qual participante afetados por problemas logísticos poderão registrar a ocorrência, entre 12 e 19 de novembro, pela Página do Participante.
“A edição deste ano teve a melhor aplicação da história do Enem. Foi um absoluto sucesso. O processo foi totalmente tranquilo, levando-se em conta a proporção de participantes do exame com as ocorrências registradas. Todos que trabalharam e que realizaram as provas estão de parabéns”, destacou o Ministro da Educação Rossieli Soares Silva.
A presidente do Inep, Maria Inês Fini, também celebrou o sucesso da aplicação. “Comemoro hoje, com os participantes do Enem e suas famílias, o sucesso do Exame. Cumprimento a todos pela civilidade com que compareceram às provas e espero que o Enem possa ajudá-los com o seu futuro”, afirmou. Hoje os resultados do Enem são usados para acesso a 1.434 Instituições de Educação no Brasil e a 35 em Portugal.
No segundo dia de provas, o Enem registrou 1.610.681 ausências, o que representa 29,2% do total de 5.513.749 inscritos na edição. A abstenção, entretanto, é um dado que contempla os dois dias de aplicação e será divulgada após a conferência das atas de todos os locais de prova. O primeiro domingo registrou o menor percentual de ausentes desde 2009: 24,9%. O segundo dia de provas teve 66 eliminações, sendo 64 por descumprimento de regras do edital, uma por problemas identificados na revista por detector de metal e um por recursa de coleta do dado biométrico. O Inep também registrou 88 emergências médicas.
Os participantes afetados pela interrupção de energia elétrica no último domingo – 993 em Franca (SP) e 759 em Porto Nacional (TO) – terão direito à reaplicação das provas de Linguagens, Redação e Ciências Humanas. A reaplicação do Enem ocorre juntamente com a aplicação do Enem PPL, em 11 e 12 de dezembro.
Gabaritos
Na próxima quarta-feira (14), o Inep divulgará os gabaritos e Cadernos de Questões no Site do Enem e no Aplicativo do Enem. Os resultados estão programados para 18 de janeiro de 2019.
Últimas notícias
Revestir Pisos e Revestimentos chegou e já se tornou destaque em Arapiraca
Motorista de ônibus que tombou com romeiros ainda não foi ouvido, diz Polícia Civil
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 9
Sobe para 49 número de mortos em Juiz de Fora e Ubá
Condenado por estupro de menina de 13 anos é preso pela Polícia Civil em Água Branca
Mega-Sena sorteia nesta quinta prêmio acumulado em R$ 130 milhões
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
