Justiça

Caso Silvânio Barbosa: audiência para ouvir réu e testemunhas tem início no Fórum da Capital

Vereador foi morto a facadas, em setembro de 2018; réu Henrique Mateus da Silva confessou o crime

Por Assessoria 11/04/2019 16h04
Caso Silvânio Barbosa: audiência para ouvir réu e testemunhas tem início no Fórum da Capital
Juiz Rodolfo Osório conduz a audiência, no Fórum de Maceió. - Foto: Adeildo Lobo

A 6ª Vara Criminal de Maceió iniciou, na tarde desta quinta-feira (11), a audiência do processo que apura a morte do vereador Silvânio Barbosa, ocorrida em setembro de 2018, na Capital. Onze testemunhas e o réu, Henrique Mateus da Silva Sousa, deverão ser ouvidos.

"Não havendo nenhuma diligência no prazo legal, será aberto vista para as alegações finais. Após isso haverá a decisão", explicou o juiz Rodolfo Osório Gatto Hermann, titular da 6ª Vara.

Henrique Mateus da Silva está no Presídio do Agreste e será ouvido por videoconferência. Segundo o advogado de defesa, Geoberto Luna, o réu disse que tinha a intenção de roubar o vereador e não matá-lo.

"Ele não tinha a intenção de cometer o crime, apesar de tê-lo feito. Disse que reagiu a uma tentativa de sedução por parte do vereador. Afirmou ainda que estava sob efeito de drogas", contou o advogado.

De acordo com o assistente de acusação, Joanísio Omena, o réu apresentou versões contraditórias durante a instrução processual. "Os autos levam a crer que foi crime de latrocínio, mas esperamos hoje esclarecer o que de fato ocorreu naquele fatídico dia. A família quer esses esclarecimentos e que, ao final, a justiça seja feita".

Uma das testemunhas ouvidas durante a audiência foi o irmão da vítima, o militar Célio Barbosa dos Santos. Ele disse que confia na justiça alagoana. "Embora saiba que o meu irmão não vai voltar, quero a pena máxima para esse cidadão". A pena por latrocínio varia de 20 a 30 anos de reclusão.