Saúde

Spinning: a nova forma de queimar calorias rapidamente

Mil calorias por sessão é o que prometem os professores dessa recente modalidade

Por Lucas Alsil - cortesia 10/07/2019 16h04
Spinning: a nova forma de queimar calorias rapidamente
Mil calorias por sessão é o que prometem os professores dessa recente modalidade - Foto: Divulgação

O spinning tem ganhado muitos adeptos em todo o mundo. Até mesmo os frequentadores mais tradicionais de academias estão olhando com interesse para essas aulas de cycling que duram entre 30 a 90 minutos e podem queimar até mil calorias por sessão.

Mil calorias por sessão é o que prometem os professores dessa recente modalidade. O spinning é ainda responsável por tonificar, fortalecer e propiciar o crescimento dos músculos das pernas, dos glúteos e do abdômen.

Como funciona uma aula de spinning?

Imagine uma sala que pode ser espelhada ou não. Dentro dela estão espalhadas diversas bicicletas ergométricas modernas e de altíssima qualidade. Na frente da sala há um telão e um projetor. Um sistema de som também pode ser visto.

Em cima de um pequeno palco há uma bicicleta solitária, que será ocupada pelo professor. Assim que todos os alunos ocupam suas bicicletas, começa a tocar uma música e é projetada uma imagem no telão.

Essa imagem normalmente é a de uma estrada, a fim de que cada ciclista se sinta pedalando na rua, não dentro de uma academia. O professor lança palavras de incentivo ou de ordem, comandando o ritmo da aula.

Mas quais os benefícios que o spinning pode trazer ao seus praticantes?

Alta queima calórica

A alta queima de calorias é garantida pelos professores de spinning, mas ela está atrelada ao esforço realizado pelo praticante. Ainda que os instrutores coordenem as aulas e ditem o ritmo dos alunos, cada um sabe o quanto está disposto a dar.

De qualquer forma, no mínimo 600 calorias você conseguiria perder numa só aula.

Tonifica as pernas, os glúteos e o abdômen

Muitas pessoas “têm medo” de praticar atividades aeróbicas e cardiovasculares porque não querem perder massa magra. Isso de fato é muito comum quando você corre na esteira.

No spinning é justamente o oposto. A tonificação muscular dos glúteos e das pernas é enorme e até surpreendente. Isso se deve ao movimento constante feito para pedalar, que impacta não só os quadríceps das coxas, como todos os músculos da bunda.

Se você pedalar contraindo os músculos abdominais, garantirá que os músculos supra, principalmente, recebam uma carga forte. Ou seja: você não só perde peso, como ainda pode ficar com aqueles gominhos tão sonhados na barriga.

Melhora o seu condicionamento físico

A maior função dos exercícios de cárdio é melhorar o seu condicionamento físico. Quem pratica com regularidade atividades como natação, remo, corrida ou pedalada sabe que quanto mais tempo se dedica a elas, mais você será capaz de aguentar atividades do gênero.

Ou seja: sua capacidade respiratória é desenvolvida, assim como a sua resistência a atividades de alto impacto cardiorrespiratório. Quem pratica exercícios do gênero desde cedo terá menos chances no futuro de desenvolver, por exemplo, o temido Acidente Vascular Cerebral, conhecido como AVC.

Não causa impacto

Outra reclamação de quem não quer praticar exercícios aeróbicos é o alto impacto que atividades do gênero têm sobre as articulações e sobre os tendões. Quem corre com frequência costuma sofrer com dores nos joelhos e nos pés. Quem faz remo, por outro lado, reclama de problemas nos pulsos e nos cotovelos.

Aliás, o spinning é, ainda, um exercício que pode aliviar as dores provocadas por problema como a artrite.

É um exercício que pode ser realizado em todas as épocas do ano

Nesse sentido, o spinning tem a mesma vantagem que a corrida na esteira: não depende de ter sol ou tempo bom na rua. Se estiver frio ou se estiver calor lá fora, isso não interfere na sua prática.

Qualquer pessoa pode pedalar

A não ser que você tenha alguma complicação muito grave ou não possa mesmo usar as pernas, o spinning é para você. Todas as pessoas de todas as idades podem pedalar em uma dessas bicicletas super modernas e queimar algumas boas calorias.

O que importa é fugir do sedentarismo e praticar algum exercício físico pelo menos três vezes por semana, durante 30 minutos. Se você não é muito fã de atividade física, o spinning pode ser uma forma relativamente confortável de entrar no mundo fitness e saudável.