PM interdita avenida para o 2º treinamento do desfile de 7 de Setembro
Treino será realizado na Avenida Pontes de Miranda
A Polícia Militar de Alagoas realizará nesta terça-feira (03) o segundo e último treinamento para o tradicional desfile de 7 de Setembro, dia em que se comemora a Independência do Brasil. Mais uma vez, o treino será realizado na Avenida Pontes de Miranda, mais conhecida como Via Litorânea, que liga os bairros de Cruz das Almas e Jacarecica, a partir das sete horas.
Com isso, para que os militares treinem será necessário interditar a via nos dois sentidos novamente. Todo o percurso da via, que começa na região da loja Leroy Merlin e vai até a após sede da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL) será fechado para o tráfego de veículos a partir das 6h da manhã.
Militares do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) estarão nos pontos de bloqueio orientando os motoristas.
O treinamento que objetiva aperfeiçoar a participação da Polícia Militar na Parada Cívico-militar em comemoração ao 196º aniversário da Declaração de Independência do Brasil do Império Português feita por D. Pedro I no Rio Ipiranga, em São Paulo, será realizado pela primeira vez no Litoral Norte da Capital. Até então, os treinos aconteciam na Avenida Senador Rui Palmeira, no Vergel do Lago.
Para o desfile do próximo dia 7 de Setembro, a PM contará com um efetivo de 666 integrantes, distribuídos entre policiais militares de unidades de ensino, operacionais e especializadas; estudantes do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CPM); crianças alunas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e da Banda de Música da Corporação. Também serão disponibilizados 86 viaturas, entre carros e motos, e 47 semoventes (cavalos e cães).
Desfile de 7 de Setembro
Todos os anos, a Polícia Militar de Alagoas se une as Forças Armadas Brasileiras e as demais forças de segurança do Estado para celebrar a data em comemoração ao Dia da Independência entre as avenidas Assis Chateaubriand, da Paz e Cícero Toledo, na região central de Maceió.
A PM estará pronta para o desfile a partir das 7 horas e iniciará o protocolo com a incorporação da Bandeira Nacional. A chegada do governador Renan Filho está prevista para acontecer às 8h30. Após a execução do Hino da Independência, que será executado pelo Centro Musical, o gestor estadual realizará a revista da tropa e, logo em seguida, será dado início ao desfile.
A segurança do evento, que sempre atrai milhares de pessoas, será feita pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC). O grande comando também será o responsável apara executar junto à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Maceió para isolar a área, com a interdição das vias.