Saúde

Central de Triagem no Shopping Pátio Maceió atende 310 pessoas no primeiro dia de funcionamento

Unidade funciona 24 horas por dia e oferece avaliação médica sobre Síndromes Gripais

Por Agência Alagoas 19/05/2020 21h09
Central de Triagem no Shopping Pátio Maceió atende 310 pessoas no primeiro dia de funcionamento
A unidade oferece avaliação médica e, caso o paciente apresente sintomas há pelo menos sete dias, realiza o teste rápido - Foto: Márcio Ferreira

A Central de Triagem no Shopping Pátio, situada no bairro Cidade Universitária, na pista de acesso ao Benedito Bentes, realizou 310 atendimentos nas primeiras 24 horas de funcionamento. Montada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) na segunda-feira (18), a unidade visa atender pessoas com síndromes gripais e casos suspeitos da Covid-19.

Do total de atendimentos, foram realizados 265 testes rápidos para a doença provocada pelo novo coronavírus, com 46 pessoas apresentando resultado positivo. Para realizar o exame, os usuários devem apresentar sintomas da Covid-19 há pelo menos sete dias, evitando que seja apresentado um resultado falso negativo, segundo recomendam infectologistas.

Além de avaliação médica, a nova Central de Triagem do Shopping Pátio Maceió dispõe de quatro consultórios, 16 poltronas de medicação e área de espera para 60 pessoas. A unidade, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, tem capacidade para atender 300 pessoas diariamente.

Para o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, a Central de Triagem do Pátio Shopping Maceió irá atender a demanda reprimida da parte alta da capital alagoana. “A Central de Triagem do Shopping Pátio Maceió mostra o compromisso do governo do Estado em enfrentar com eficiência a pandemia da Covid-19. Estamos fazendo nossa parte, mas, a população tem que colaborar, ficando em casa e, caso seja necessário sair, utilizar a máscara e álcool em gel”, salientou. 

Mais Unidades

Além das Centrais de Triagem do Ginásio do Sesi e do Shopping Pátio Maceió, a Sesau irá implantar, nos próximos dias, a Central de Triagem do Jacintinho, que irá funcionar no terreno onde ficava o extinto Ambulatório 24 Horas João Fireman. Já no interior, serão implantas Centrais de Triagem em Porto Calvo, Santana do Ipanema e Arapiraca.

Já na quinta-feira (21), Alagoas com mais um equipamento de saúde para atendimento a pacientes com a Covid-19. Com 150 leitos clínicos serão abertos o Hospital de Campanha Dr. Celso Tavares, que está sendo montado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, no bairro Jaraguá, em Maceió.