Fiscalização remove 39 veículos clandestinos em junho
Fiscalizações ocorrem nos principais corredores de transportes das partes alta e baixa de Maceió
Neste mês de junho, os agentes do Grupamento de Ações Táticas de Transporte (GATT) da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) autuaram e removeram 39 veículos que faziam o transporte clandestino de passageiros em Maceió. Os números são reflexo das operações de fiscalização, que são realizadas diariamente com o intuito de proporcionar melhorias na mobilidade urbana e reduzir os riscos de acidentes nos principais corredores de transportes da capital.
Durante as fiscalizações, os agentes da SMTT vistoriam as condições dos automóveis, verificam se os equipamentos de segurança obrigatórios estão dentro das condições exigidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), avaliam toda a documentação dos condutores e dos veículos, entre outras situações.
“O transporte clandestino tem sido coibido diariamente em todos os bairros de Maceió. Além da atividade pirata, outras irregularidades também são encontradas nesses veículos durante as abordagens das equipes da SMTT, como por exemplo carros sem cintos de segurança, pneus em péssimas condições, para-brisas danificados e condutores trafegando sem possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Essas situações são extremamente perigosas, pois oferecem riscos ao cidadão e aumentam as chances de acidentes nas vias da cidade”, frisou o assessor técnico de Transportes da SMTT, Alexsandre Serafim.
Realizar o transporte clandestino é uma infração de natureza gravíssima, segundo determina o artigo 231, inciso VIII, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O condutor flagrado efetuando o transporte pirata recebe multa no valor de R$ 293,47 e perde sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os veículos que são autuados também são removidos ao pátio da empresa Transguard, de onde só são liberados após os proprietários se regularizarem junto ao Município.
Saiba como denunciar
A SMTT possui um canal direto onde o maceioense pode denunciar o transporte clandestino. Caso seja identificada a prática do transporte remunerado irregular de passageiro, o cidadão deve ligar para o Núcleo de Operações Integradas (NOI), no número 3312-5340. O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana. As equipes estão sempre prontas para atender aos chamados da população e garantir a segurança viária em Maceió.
Outro canal disponível para o maceioense denunciar o transporte clandestino é o Disque SMTT, no número 118. Esse serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Veja também
Últimas notícias
Policial militar é baleado durante confronto em residencial de Arapiraca
Prefeitura de Palmeira dos Índios realizará nova entrega de alevinos nesta quinta (30)
João Gomes relata momento de tensão no Rio: 'Começaram a atirar do nada'
Maratona de inovação e mostra infantil de animação abrem programação do Inova Penedo
Outubro Verde: mês de prevenção à sífilis aborda importância do teste rápido
Alagoas é o melhor do Nordeste em responsabilidade fiscal, diz CLP
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
