Fiscalização remove 39 veículos clandestinos em junho
Fiscalizações ocorrem nos principais corredores de transportes das partes alta e baixa de Maceió
Neste mês de junho, os agentes do Grupamento de Ações Táticas de Transporte (GATT) da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) autuaram e removeram 39 veículos que faziam o transporte clandestino de passageiros em Maceió. Os números são reflexo das operações de fiscalização, que são realizadas diariamente com o intuito de proporcionar melhorias na mobilidade urbana e reduzir os riscos de acidentes nos principais corredores de transportes da capital.
Durante as fiscalizações, os agentes da SMTT vistoriam as condições dos automóveis, verificam se os equipamentos de segurança obrigatórios estão dentro das condições exigidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), avaliam toda a documentação dos condutores e dos veículos, entre outras situações.
“O transporte clandestino tem sido coibido diariamente em todos os bairros de Maceió. Além da atividade pirata, outras irregularidades também são encontradas nesses veículos durante as abordagens das equipes da SMTT, como por exemplo carros sem cintos de segurança, pneus em péssimas condições, para-brisas danificados e condutores trafegando sem possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Essas situações são extremamente perigosas, pois oferecem riscos ao cidadão e aumentam as chances de acidentes nas vias da cidade”, frisou o assessor técnico de Transportes da SMTT, Alexsandre Serafim.
Realizar o transporte clandestino é uma infração de natureza gravíssima, segundo determina o artigo 231, inciso VIII, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O condutor flagrado efetuando o transporte pirata recebe multa no valor de R$ 293,47 e perde sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os veículos que são autuados também são removidos ao pátio da empresa Transguard, de onde só são liberados após os proprietários se regularizarem junto ao Município.
Saiba como denunciar
A SMTT possui um canal direto onde o maceioense pode denunciar o transporte clandestino. Caso seja identificada a prática do transporte remunerado irregular de passageiro, o cidadão deve ligar para o Núcleo de Operações Integradas (NOI), no número 3312-5340. O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana. As equipes estão sempre prontas para atender aos chamados da população e garantir a segurança viária em Maceió.
Outro canal disponível para o maceioense denunciar o transporte clandestino é o Disque SMTT, no número 118. Esse serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Veja também
Últimas notícias
Zé do Rojão: 12 anos sem o ícone que marcou a cultura popular e o rádio do Agreste
Em audiência, Bolsonaro relatou surto e negou que tinha intenção de fuga
Motociclista morre após colisão com carro na AL-101 Norte, em Cruz das Almas
Concluintes de cursos de tecnologia fazem Enade 2025 neste domingo (23)
Polícia Militar apreende menor com drogas e quantia em dinheiro em Piranhas
PM e Corpo de Bombeiros fiscalizam casas de evento em Marechal Deodoro
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
