Conheça a técnica de pintura com tinta nankin
A tinta preta é utilizada por diversos artistas
A tinta nankin teve origem na China, em uma cidade chamada Nanquim ou Nanjing, fica claro de onde surgiu o nome da tinta, certo? Ela foi desenvolvida pelos chineses há mais de dois mil anos, e era obtida através da mistura do carvão com uma solução aquosa.
Mais tarde, em 1856, William Henry Perkin iniciou novos estudos com a tinta, considerando que antes, muitas pessoas foram intoxicadas por conta dos materiais pesados em sua composição.
Desde então, a tinta nankin preta é muito utilizada por diversos artistas. Diante disso, selecionamos o que você precisa saber sobre a técnica de pintura com a tinta nankin, confira.
Como a tinta nankin funciona?
A nankin é a tinta preferida de muitas pessoas por conta de seu tom, que diferente de outra caneta para colorir, é extremamente preta. Outra característica muito marcante desse material é que ele pode ser diluído em água, e uma vez que seca, se torna à prova d’água.
Você pode utilizá-la de muitas formas, como usar diretamente no papel ou diluir na água. Fazer a diluição da tinta é muito simples, uma gotinha de tinta nankin já é o suficiente, e se você tem experiência com pincel aquarela water, certamente será mais fácil para você.
Dicas de materiais
Assim como outras técnicas de desenho, como a utilização da caneta brush pen, utilizar os materiais corretos é imprescindível, confira os principais materiais:
Papel correto: escolha um papel com a gramatura a partir de 120g, desse modo você não se preocupa em estragar a folha ou passar a tinta para o outro lado;
Pincéis: um kit de pincéis irá facilitar seu trabalho para espalhar a tinta diluída;
Caneta bico de pena: assim como uma caneta para lettering, você pode fazer diferentes texturas em sua escrita;
Tinta branca: a tinta acrílica branca irá te ajudar a criar efeito de sombra e brilho em seu desenho que é essencialmente escuro.
Utilização
As tintas nankin são utilizadas em várias atividades, como a pintura de desenhos e lettering como uma herança cultural, felizmente, existe uma gama de marcas e preços disponíveis no mercado da mesma.
A tinta possui diversos tipos, especificos para cada atividade, conheça:
Nankin sólido: usado em desenhos artísticos;
Nankin líquido: usado com pincéis, bicos de pena e em canetas recarregáveis, podendo ser encontradas em diferentes tamanhos;
Além disso, você pode utilizá-la com diferentes canetas, como a bico de pena citado anteriormente, a caneta térmica e as mais utilizadas em bloco de exercício lettering, as canetas descartáveis.
Agora que você já conhece essa técnica, use sua criatividade e crie sua arte!