Artes

Conheça a técnica de pintura com tinta nankin

A tinta preta é utilizada por diversos artistas

Por 7Segundos com assessoria 14/10/2020 11h11 - Atualizado em 14/10/2020 11h11
Conheça a técnica de pintura com tinta nankin
Conheça a técnica de pintura com tinta nankin - Foto: domestika

A tinta nankin teve origem na China, em uma cidade chamada Nanquim ou Nanjing, fica claro de onde surgiu o nome da tinta, certo? Ela foi desenvolvida pelos chineses há mais de dois mil anos, e era obtida através da mistura do carvão com uma solução aquosa.

Mais tarde, em 1856, William Henry Perkin iniciou novos estudos com a tinta, considerando que antes, muitas pessoas foram intoxicadas por conta dos materiais pesados em sua composição. 

Desde então, a tinta nankin preta é muito utilizada por diversos artistas. Diante disso, selecionamos o que você precisa saber sobre a técnica de pintura com a tinta nankin, confira.

Como a tinta nankin funciona?

A nankin é a tinta preferida de muitas pessoas por conta de seu tom, que diferente de outra caneta para colorir, é extremamente preta. Outra característica muito marcante desse material é que ele pode ser diluído em água, e uma vez que seca, se torna à prova d’água.

Você pode utilizá-la de muitas formas, como usar diretamente no papel ou diluir na água. Fazer a diluição da tinta é muito simples, uma gotinha de tinta nankin já é o suficiente, e se você tem experiência com pincel aquarela water, certamente será mais fácil para você.

Dicas de materiais

Assim como outras técnicas de desenho, como a utilização da caneta brush pen, utilizar os materiais corretos é imprescindível, confira os principais materiais:

Papel correto: escolha um papel com a gramatura a partir de 120g, desse modo você não se preocupa em estragar a folha ou passar a tinta para o outro lado;

Pincéis: um kit de pincéis irá facilitar seu trabalho para espalhar a tinta diluída;
Caneta bico de pena: assim como uma caneta para lettering, você pode fazer diferentes texturas em sua escrita;

Tinta branca: a tinta acrílica branca irá te ajudar a criar efeito de sombra e brilho em seu desenho que é essencialmente escuro.

Utilização

As tintas nankin são utilizadas em várias atividades, como a pintura de desenhos e lettering como uma herança cultural, felizmente, existe uma gama de marcas e preços disponíveis no mercado da mesma.
A tinta possui diversos tipos, especificos para cada atividade, conheça:

Nankin sólido: usado em desenhos artísticos;

Nankin líquido: usado com pincéis, bicos de pena e em canetas recarregáveis, podendo ser encontradas em diferentes tamanhos;

Além disso, você pode utilizá-la com diferentes canetas, como a bico de pena citado anteriormente, a caneta térmica e as mais utilizadas em bloco de exercício lettering, as canetas descartáveis.

Agora que você já conhece essa técnica, use sua criatividade e crie sua arte!