PL da deputada estadual Cibele Moura considera atividade física como essencial
Restrições devem ter como fundamento normas sanitárias e de segurança pública
Projeto de lei da deputada estadual Cibele Moura (PSDB) reconhece a prática da atividade física e do exercício físico como essenciais para a população do Estado de Alagoas em estabelecimentos prestadores de serviços destinados a essa finalidade, bem como em espaços públicos em tempos de crises provocadas por doenças contagiosas ou catástrofes naturais. É o caso da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Na justificativa, a parlamentar argumenta não haver dúvida de que a prática de atividade física contribui, sobretudo, para a manutenção da saúde, aumenta a imunidade das pessoas, reduz a depressão, segundo estudos já confirmados, e diminui o estresse.
"Num momento como esse que estamos vivendo, atividade física é mais do que essencial. É questão de saúde. E eu não poderia deixar de contribuir para que nossa gente possa vencer essa crise causada pela Covid com algo comprovadamente importante para nosso corpo e nossa mente", afirma Cibele, que atendeu pedido do Conselho Regional de Educação Física da 19°Região em Alagoas (CREF19-AL).
No Artigo 1º, o PL prevê que "as restrições ao direito de praticar atividade física e exercício físico em estabelecimentos prestadores de serviços destinados a essa finalidade determinada e em espaços públicos pelo Poder Público nas situações excepcionais referidas no caput deste artigo deverão fundar-se nas normas sanitárias e de segurança pública, aplicáveis e serão precedidas de decisão administrativa fundamentada da autoridade competente, a qual deverá expressamente indicar a extensão, os motivos e critérios científicos e técnicos embasadores das medidas impostas”.
Já no Artigo 2º, o projeto diz que “os estabelecimentos prestadores de serviços de atividade física e do exercício físico, públicos ou privados, deverão estar em conformidade com a Lei nº 6.839 de 30 de outubro de 1980, que dispõe sobre o registro de empresas nas entidades fiscalizadoras do exercício de profissões, para que com segurança, os profissionais retomem as atividades.
Últimas notícias
Duas pessoas são baleadas em disputa por terra no Benedito Bentes
Suspeito de furto em igreja é preso em supermercado no Tabuleiro do Martins
Revólver é apreendido após fuga de suspeitos no Tabuleiro do Martins
Homem é preso após invadir casa e xingar ex-companheira em Rio Largo
“Não há motivo para desavença entre Brasil e EUA”, afirma Lula em reunião com Trump na Malásia
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
