Libertados de sequestro, estudantes nigerianos voltam para casa
Garotos aparentavam cansaço, mas estavam em boas condições
Dezenas de estudantes que foram resgatados de sequestradores no noroeste da Nigéria chegaram em casa nesta sexta-feira (18), muitos deles descalços e agarrados a cobertores.
Imagens de televisão mostraram os garotos vestindo roupas empoeiradas e aparentando cansaço, mas em boa condição, ao descerem de um ônibus na cidade de Katsina e caminharem até um edifício do governo.
Um deles, que tinha lama seca grudada no rosto, disse à Channels TV que os sequestradores os alimentaram com pão e mandioca.
"Era frio", disse ele ao repórter. Indagado sobre como se sentia quando o ônibus chegou a Katsina, ele respondeu: "Fiquei muito feliz", e sorriu.
"Estamos muito gratos. Estamos muito gratos. Estamos muito gratos", disse um homem que afirmou à televisão Arise ser pai de dois dos meninos.
Uma semana antes, atiradores em motos invadiram o internato dos meninos na cidade vizinha de Kankara e conduziram centenas deles à vasta floresta de Rugu. Autoridades disseram que serviços de segurança os resgataram nessa quinta-feira, mas não ficou claro se todos eles foram recuperados.
O sequestro afligiu um país já abalado com a insegurança generalizada e lembrou o rapto de mais de 270 alunas na cidade de Chibok, no norte, cometido em 2014 pelo grupo militante islâmico Boko Haram.
Seis anos depois, só cerca de metade das meninas foi encontrada ou libertada. Algumas foram forçadas a se casar com combatentes, e outras foram dadas como mortas.
Horas antes de o resgate dos meninos ser anunciado, começou a circular na internet um vídeo que supostamente mostra militantes do Boko Haram com alguns dos meninos. A Reuters não conseguiu verificar a autenticidade da filmagem, nem quem a divulgou.
Nesta sexta-feira, os estudantes da Escola Secundária de Ciência do Governo desembarcaram dos ônibus em fila única, flanqueados por soldados e policiais armados, e foram conduzidos ao edifício do governo para se encontrar com o governador. Depois, foram levados de volta para passar por exames médicos, disseram autoridades. Um grupo de pais esperava para se reencontrar com eles em outra parte da cidade.
O sequestro foi particularmente constrangedor para o presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, que é do estado de Katsina e disse várias vezes que o Boko Haram foi "tecnicamente derrotado".
Veja também
Últimas notícias
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Fundepes e Ufal auxiliam na execução da 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília
Seis candidatos disputam vaga na lista tríplice para procurador-geral do MPAL
EUA retiram sanções a Moraes e dizem que medidas eram “inconsistentes”
Ufal abre chamada pública para ocupação de quiosques e espaços
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
